Caminhada

É mais do que manter seu coração saudável. Na verdade é uma nova concepção de vida; boa para o corpo com um todo (coração, músculos, artérias, ossos, etc.) como também para a mente. Ajuda a estar com pessoas e acaba sendo divertido, mesmo que no começo pareça um remédio amargo.

Caminhar é um exercício aeróbico (utiliza o oxigênio como combustível), é isotônico, utiliza vários grupos musculares em ação e contra-ação, o que é o mais adequado e ajuda a condicionar o coração e os pulmões.

O melhor é caminhar como uma marcha mais vigorosa por 30 a 60 minutos de 3 (no mínimo) a 5 vezes por semana.

Mas até a caminhada de baixa ou moderada intensidade pode trazer benefícios a curto e longo prazo, se for feito diariamente, diminuindo os riscos de doenças do coração.

Já a inatividade que é um fator de risco, se for combinado à obesidade e/ou outras doenças como pressão alta ou diabetes, os riscos se multiplicam ao invés de se somarem.


A atividade fisica ajuda ao combate e controle da doença coronária, hipertensão arterial e mesmo na insuficiência cardíaca, ainda proporciona energia, resistência e ajuda a diminuir o grau de ansiedade.


A qualquer hora do dia é possível exercitar-se evitando-se as horas de calor mais intenso, os sapatos e as vestimentas devem ser as mais confortáveis e adequados conforme a época do ano.


É importante iniciar o exercício com um período de aquecimento por 5 minutos, manobras de alongamento também são benéficos antes da fase mais intensa do exercício.

O exercício em si deve durar de 30 a 60 minutos, seguidos por um período de 5 minutos de desaquecimento.

Vale sempre lembrar que a atividade física ajuda a diminuir os triglicerídeos, aumentar o HDL colesterol (tem uma função protetora) e ajuda a emagrecer.

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