Estilo Ipanema para revista o globo

Home » Artigos para leigos » Estilo Ipanema para revista o globo

Nas caminhadas e corridaspor Ipanema sempremeencantopelapaisagem, pelas moças de biquíni, pelotreino do pessoal do vôlei, pelaágua de coco e pelopor do sol, no verão. Umdia, prestando assistência cardiológica a umpacientedurante uma cirurgia, o cirurgião, compassado de infarto, me chamou a atençãosobre outras coisas. A partir do relato de suaobservaçãodiária, durantesuascaminhadas, me chamaram a atenção para novasdescobertas. Passei a perceberoutrostipos: os que estavam aliporobrigação; (prescrição médica na maioria) aquelesque tinham feitoexames cardiológicos recentes (peito raspado); aquelesque estavam aliparasocializarentretantos.

Foi nascendo na minha cabeça o Estilo Ipanema. Umconceito de vidaque une o way of life  desta república de Vinicius, Tom, Nelson Mota e muitosoutros.  A beleza do mar e da pedra da gávea, a maneiraesportiva de viver surf, futebol, frescobol e vôlei.

Pode-se dizerque Ipanema é uma academia a céuaberto, a qualquerhora do diaou da noite. Nos 365 dias do ano tem alguém fazendo alguma atividadefísica na calçada da praia, chova ou faça sol.

A proximidade do martambémcria a oportunidade de uma alimentaçãomaispróxima da recomendada para o coração, a do estilomediterrâneo. Que consiste de frutas, legumes, verduras, peixe e azeite de oliva.

Comecei então a mequestionar se neste aspecto temos tudoque se precisaparaummodo de vidamaissaudávelparaevitaroucontrolar as doençascardiovasculares, porqueistonão é feito adequadamente pelamaioria das pessoas?

Cheguei a conclusão que , primeiro falta uma informação clara das vantagens e de como ter uma vida saudável. E que isto não significa punição, proibições ou uma vida sem graça.

Partindo das observaçõesiniciais e juntando resultadosinéditossobre a composição de gorduras e colesterol de alimentosbrasileiros, que permite uma alimentaçãosaudável, comumcardápioquenão proíbe e até reabilita algunsalimentos.  

O toquefinalveio da minhaprópriaatividadefísica, da minhapaixãopelossucosnaturais e pelaágua de coco, associado aos resultados de váriosestudosque conduzi comobjetivo de prevenir a doença coronariana até comcrianças e a uma tese de mestrado, compacientesjá infartados ou operados do coração, que mostrou como é possívelmelhorar os hábitossemperderqualidade de vida e as vantagenspara o coraçãoquandoisto é incorporado nas nossas vidasdesde cedo.

Faltava combaterum dos pioresmales e o de maisdifícilsucesso, a ansiedade. Na vidamodernatodos nós vivemos momentosmaioresoumenores de estresse e não possuímos umbotãoparaque possamos ligar e desligar de acordocom as situaçõesque vivenciamos. Qual a solução? Olhar o marjánão seria o suficiente? Talvezsim.  Vi os praticantes de thai chi chuan nas areias. Era o que faltava, uma técnica de relaxamento que pudesse ser utilizada nosmomentos de maiortensãosem necessariamente recorrer ao caminhomais simplista, tomarumremédioparadiminuir a ansiedade e passar a ficardependente dele.

Está formado o Estilo Ipanema, uma maneirasaudável de viver, que une todos os prazeres da vida à atividadefísicaregular e a técnicasparadiminuir o estresse da vida moderna. Uma única e definitiva proibição: o cigarro. O restante só faz malmesmoquandoemexcesso.

Estilo Ipanema: umlivro, uma forma de viverbem e de terprazer na vida.

Será lançado no dia 5 de novembro na Livraria Travessa de Ipanema, e claro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Facebook

Blog

Entre em Contato

Nome *

Assunto

Mensagem