Bem-vindo
Dando continuidade ao processo de melhorias na estrutura tecnológica, acolhida e conforto do consultório, tive a idéia de poder levar informações de interesse para a saúde cardiovascular de maneira objetiva e concisa e com isto iniciamos a remessa periódica desta newsletter que espero seja de interesse de todos.

Nutrição e Saber

Convidei para fazer parte desta iniciativa a nutricionista Professora Flávia Andrade para que também colabore com dicas sobre alimentação.

Saiba o que fazer...
> Atitude mais importante na suspeita de uma Síndrome Coronariana Aguda, tipo infarto é primeiro rapidez no início do atendimento, quanto mais rápido do início dos sintomas,  diagnóstico, início do tratamento, maiores são as chances de minimizar o quadro, melhorar a sobrevida e alguns casos até evitar a concretização de um infarto. Isto que nós cardiologistas chamamos de janela, significa uma hora, a partir daí os benefícios vão diminuendo a cada minuto e boa parte já se perde após 6 horas. Toda modernidade do tratamento conseguida nos últimos 20 anos pode se perder rapidamente. A segunda coisa  de fundamental importância  seria o uso de dois comprimidos  de 100mg cada de Ácido Acetilsalisílico que devem ser mastigados imediatamente após a suspeita  de um quadro coronariano agudo salvo contra-indicação, como alergia ou sangramento.

 

Previna-se
> Um recente estudo mostrou que os usuários crônicos e pesados de maconha podem apresentar aumento dos Triglicerideos (umas das gorduras do sangue) e isto poderia explicar alguns dos efeitos vasculares desta droga.

> Um estudo americano mostrou que praticar yoga do riso (um tipo de yoga) pode diminuir significativamente as pressões arteriais máximas e mínimas como também reduzir os hormônios do estresse. Isto vem corroborar com pensamento de que o riso é um bom remédio e que relaxar é Imprescindível.

> Foi apresentado no Congresso Americano de Hipertensão Arterial  (2008), que os efeitos do grande consumo de bebidas alcoólicas além de estar associado à pressão alta, tem ações diferentes entre homens e mulheres, elas estão mais sujeitas a hipertrofia do septo e desenvolvimento de doença no músculo cardíaco podendo levar insuficiência deste, já para eles o dano maior é provocar rigidez na parede nas paredes das artérias.

C A R L O S  S C H E R R  S E R V .  C A R D I O L  Ó G I C O S  L T D A .                 

Rua Visconde de Pirajá, 595 — 1204 — Ipanema — Rio de Janeiro — CEP 22410-003

Site

www.scherr.med.br

E-mail

carlos.scherr@all.com.br
Telefone Consultório

(21) 2294-1544

Celular | Urgências

(21) 8145-8005

Skype

carlos.scherr.serv.cardiologicos

 

Caso deseje RETIRAR seu e-mail desta lista, favor enviar e-mail para:

carlos.scherr@all.com.br no campo ASSUNTO escreva: RETIRAR E-MAIL DO NEWSLETTER


Copyright (C) 2008 *| Carlos Scherr Serv. Cardiológico LTDA |* Todos os Direitos reservados.