Bem-vindo
Espero que as informações sejam sempre de utilidade prática e um alerta para que se preserve o nosso bem maior, a saúde.

Vale lembrar aqui que a perspectiva de crescimento da mortalidade cardiovascular para os próximos anos é absurdamente maior em países em desenvolvimento como o Brasil de 9 para 19 milhões, enquanto que em países desenvolvidos passará de 5 para 6 milhões.


Comer bem

FILÉ DE NAMORADO GRELHADO EM CROSTA DE ERVAS

(Prof. Flávia Andrade)

Ingredientes:

4 filés de namorado sem a pele (cerca de 520 g no total)
1 maço médio de ervas frescas (salsinha, manjericão e sálvia)
1/2 xícara (chá) de nozes moídas
2 colheres (sopa) de azeite de oliva
sal a gosto
Modo de Preparo:
Lave o peixe, seque com toalha de papel, tempere com o sal e reserve. Limpe as ervas, lave, seque com toalha de papel, separe as folhas e pique finamente. Coloque num prato fundo e misture as nozes. Coloque cada filé de peixe sobre a mistura de ervas e pressione um dos lados, apertando bem para formar uma crosta bem firme. Numa frigideira, aqueça o azeite de oliva e disponha os filés de peixe com a crosta voltada para baixo. Grelhe-os, pressionando fortemente com uma espátula por 8 a 10 minutos, para que o suco venha à superfície e a carne cozinhe por igual. Sirva com Refogado de Couve-de-bruxelas com Tomate-cereja: limpe 400 g de couve-de-bruxelas, lave-as e parta ao meio. Lave 10 tomates-cereja médios e parta-os ao meio. Leve ao fogo uma frigideira com 2 colheres (sopa) de azeite de oliva e a couve-de-bruxelas e refogue, mexendo de vez em quando, por 5 minutos, ou até a couve começar a ficar macia. Junte os tomates, 1 colher (sopa) de salsinha desidratada, sal a gosto e refogue, mexendo delicadamente de vez em quando, por mais 1 minuto.

Rendimento: 4 porções

Saiba o que fazer...
> Recente estudo mostrou que é sempre benéfico parar de fumar e que os ganhos em relação as doenças cardiovasculares podem ser bem rápidos. 61% dos benefícios em relação a morte por Doença Coronariana e 42% por Acidentes Vasculares Cerebrais (AVC) foram achados num grande numero de indivíduos em 5 anos. Já para as doenças pulmonares e ao câncer esses benefícios podem demorar 20 ou 30 anos.

> O numero de cigarros fumados guarda relação de mortalidade maior em relação as doenças respiratórias, isto também ocorre em relação a idade que o individuo iniciou o tabagismo, estando neste caso também relacionado ao câncer de pulmão.

Previna-se
> Num estudo com mais de 3.000 indivíduos, com glicose elevada, porém sem diabetes a melhoria nos hábitos de vida, chegou a mostrar-se mais eficaz, na prevenção desta doença, no que o uso de alguns medicamentos.

> Um estudo inglês demonstrou a diminuição da mortalidade em homens e mulheres diabéticos associada ao uso de estatinas (remédios usados para baixar o colesterol) e ao uso de uma classe de vaso dilatadores.

> Uma publicação da American Heart Association mostrou que no Estados Unidos o início do tratamento do Infarto Agudo do Miocárdio que tem como meta ideal de uma hora do início dos sintomas e quando for o caso, 90 minutos para um cateterismo está bem próximo do ideal.

> Estudo europeu mostrou uma grande diferença no tratamento ministrado para Insuficiência Cardíaca quando o médico assistente é um clínico ou um cardiologista, sendo que no caso dos primeiros alguns recursos ou medicamentos são sub-utilizados.

> Um recente estudo mostrou que os usuários crônicos e pesados de maconha podem apresentar aumento dos Triglicerideos (umas das gorduras do sangue) e isto poderia explicar.

> A medida da circurferencia abdominal deixou a muito de ser um problema estético e representa o teor de gordura quantida nos órgãos, ganha importância quando associada a mais dois dos seguintes diagnostico: pressão alta, glicose aumentada, HDL baixo ou triglicerideos altos. Este conjunto faz o diagnostico de síndrome metabólica um fator de risco de primeira grandeza para doenças. cardiovasculares.

C A R L O S  S C H E R R  S E R V .  C A R D I O L  Ó G I C O S  L T D A .                 

Rua Visconde de Pirajá, 595 — 1204 — Ipanema — Rio de Janeiro — CEP 22410-003

Site

www.scherr.med.br

E-mail

carlos.scherr@all.com.br
Telefone Consultório

(21) 2294-1544

Celular | Urgências

(21) 8145-8005

Skype

carlos.scherr.serv.cardiologicos

 

Caso deseje RETIRAR seu e-mail desta lista, favor enviar e-mail para:

carlos.scherr@all.com.br no campo ASSUNTO escreva: RETIRAR E-MAIL DO NEWSLETTER


Copyright (C) 2008 *| Carlos Scherr Serv. Cardiológico LTDA |* Todos os Direitos reservados.