Algumas pessoas continuam com a idéia errada de que viver de forma saudável significa viver de uma forma chata, sem graça e sem prazer. É comum se ouvir no consultório a máxima popular de que é “melhor viver menos, porém com prazer do que viver muito mais sem alegria”. Este é um erro por desinformação, pois a única proibição definitiva em relação a saúde cardiovascular é a do tabagismo, o resto está muito mais relacionada aos excessos que se comete do que qualquer coisa em particular. Portanto viva, aproveite, tenha prazer e tenha ao mesmo tempo a consciência que o exagero não trás alegria ou pode trazer sofrimento.

 

Comer bem

SALADA ASIÁTICA COM MANGA

(Flávia Andrade, nutricionista)

Ingredientes:

2 mangas tipo Haden não muito maduras
1 cebola pequena picada
1 pimenta dedo-de-moça pequena
1 colher (chá) de coentro picado
3 colheres (sopa) de suco de limão
1 colher (sopa) de açúcar mascavo
1 colher (sopa) de shoyo
2 colheres (sopa) de amendoim torrado

Modo de Preparo:
Corte a pimenta ao meio e elimine as sementes. Pique finamente a pimenta e reserve. Descasque as mangas e corte-as em cubos de 2 cm. Coloque em uma tigela e acrescente a cebola picada. Misture bem e acrescente a pimenta picada. Misture novamente. Misture o açúcar mascavo com o suco de limão e o shoyo, regue a salada com o molho e misture. Adicione o coentro e o amendoim. Sirva acompanhando carnes grelhadas.

Saiba o que fazer...

> Um estudo italiano mostrou importância da realização do teste ergométrico (prova de esforço) em atletas este tipo de exame detecta anormalidades que não são encontradas no eletrocardiograma de repouso. Isto é verdadeiro tanto para atletas jovens quanto mais velhos, ou seja, aqueles com mais de trinta anos de idade. As alterações mais encontradas foram aquelas mais sugestivas da presença de obstrução de coronárias ou de alterações do ritmo cardíaco, isto ocorre principalmente nos atletas de competição com mais de trinta anos de idade.

Previna-se
> Um estudo realizado em 52 países com mais de 27.000 indivíduos, mostra provavelmente a estimative do risco de infarto seja superior atravéz da dosagem sangüinea das apolipoproteínas B/A1 do que propriamente medindo o cholesterol.

> Um estudo americano com seguimento de 18 anos encontrou que o risco de mortalidade é três vezes maior quando as alterações respiratórias do sono não são tratadas. A apnéia do sono é por muitas vezes não diagnosticada e está ligada a doenças cardiovasculares, acidentes vasculares cerebrais e outras morbidades. Quanto mais severo este estudo quando avaliado pela polisonografia maior o risco de mortalidade geral ou cardíaca. Talvez o CPAP seja uma solução.

> O American College of Cardiology e o American Heart Association divulgaram que não é mais mandatório o uso de antibióticos antes de procedimentos odontológicos, geniturinários ou gastrointestinais como prevenção de endocardite infecciosa (inflamação em uma válvula cardíaca) a não ser para aqueles que tenham válvulas cardíacas artificiais, defeitos cardíacos congênitos ou que já tenha endocardite prévia. Mais importante é a manutenção de ótima higiene e saúde da boca.

> Dados provenientes da Escócia mostram que após a proibição de tabagismo em qualquer lugar fechado teve como conseqüência a diminuição do número de admissões hospitalares por síndromes coronarianas agudas (infarto). Este benefício foi verificado tanto para fumantes, ex-fumantes e mesmo para aqueles que jamais haviam fumado.

C A R L O S  S C H E R R  S E R V .  C A R D I O L  Ó G I C O S  L T D A .                 

Rua Visconde de Pirajá, 595 — 1204 — Ipanema — Rio de Janeiro — CEP 22410-003

Site

www.scherr.med.br

E-mail

carlos.scherr@all.com.br
Telefone Consultório

(21) 2294-1544

Celular | Urgências

(21) 8145-8005

Skype

carlos.scherr.serv.cardiologicos

 

Caso deseje RETIRAR seu e-mail desta lista, favor enviar e-mail para:

carlos.scherr@all.com.br no campo ASSUNTO escreva: RETIRAR E-MAIL DO NEWSLETTER


Copyright (C) 2008 *| Carlos Scherr Serv. Cardiológico LTDA |* Todos os Direitos reservados.