Já está disponível nas as livrarias em todo país, o  meu novo livro ESTILO IPANEMA, “Viva com Saúde sem Abrir mão do Prazer”, editado pela Rocco.

Ele trata o assunto prevenção em saúde cardiovascular, mostrando como é fácil prevenir as doenças do coração sem abrir mão dos prazeres da vida, um Estilo e não em uma punição, usando a república de Ipanema como pano de fundo.

Ele apresenta dados inéditos em relação ao cholesterol e gorduras saturadas de vários alimentos.

 

————————————

 

Mulheres grávidas tem que ter a noção que a placenta e o feto estão expostos a alteração metabólicas e inflamatórias provenientes da mãe e que provocam respostas específicas destes. O feto pode correr o risco de alterações até no DNA que podem levar maior suscebilidade a aterosclerose (depósito de placa de gordura nas artérias como exemplo nas coronárias), na idade adulta. Portanto o bebê pode ter sua saúde influenciada até a fase adulta pelos hábitos da mãe durante a gravidez. Fumar, engordar em demasia e maus hábitos alimentares poderiam ser alguns exemplos.

 

 

Comer bem

SALADA CORAÇÃO DE ALCACHOFRA

(Renata Kelson, gourmand italiana)

(4 pessoas)

Ingredientes:

1 abacate

½ pacote de Coração de Alcachofra congelado

1 Molho de Rúcula
Modo de Preparo:
Cortar o abacate em tiras, e colocar a alcachofra cortada, arrumar as rúculas no prato e por cima colocar a alcachofra, o abacate e depois o queijo parmesão em tiras. Para o molho, azeite, mostarda, sal e um pouco de vinagre balsâmico.

 

Para você saber…


> Um estudo que acompanhou mais de 1 milhão e meio de indivíduos por um período entre 3 e 18 anos constatou a associação positiva e benéfica a uma maior aderência a uma dieta estilo mediterrânea. A conclusão é que esta maior aderência a este tipo de alimentação está associada a uma menor mortalidade geral, cardiovascular e por cancer, além de uma menor incidência das doenças de Parkison’s e Alzheimer’s. Estes dados consagram definitivamente esta como a melhor recomendação de alimentação.

 

Previna-se


> Um grupo de 200 trabalhadores submetidos a condições estressantes de trabalho participaram durante 3 semanas de sessões de ioga do riso ou seja uma associação das técnicas respiratórias do ioga com o riso por 45 segundos a 1 minuto, finalizada por uma explosão de risos. Após este período verificou-se uma significativa diminuição da pressão arterial destas pessoas, mostrando que este também pode ser um caminho do controle da pressão arterial.

> Foi comprovado que o exame físico e a história clínica do paciente ainda são tão ou mais acuradas para avaliar pacientes com falência cardíaca mesmo quando comparados a métodos diagnósticos de alta tecnologia.

> Nas crianças já foi constatado que o consumo de refrigerantes está associado a obesidade. O que não se sabia é que isto também está associado a um maior consumo de sal, portanto talvez a diminuição do sal da comida dos infantes possa gerar diminuição do consumo de refrigerantes. Tudo isto está associado com o aumento substancial de hipertensao em adolescents.

> Apesar da crença popular que o estresse e as emoções possam afetar o sistema cardiovascular, somente a partir da metade dos anos 80, os primeiros estudos relacionaram a depressão com uma maior mortalidade após o infarto. Hoje em dia está comprovada além dela própria ser um fator de risco, também é fator prognóstico para os pacientes cardíacos. Existe uma expectative que a depressão a partir de 2030, seja a segunda maior causa de incapacidade na população.

C A R L O S  S C H E R R  S E R V .  C A R D I O L  Ó G I C O S  L T D A .                 

Rua Visconde de Pirajá, 595 — 1204 — Ipanema — Rio de Janeiro — CEP 22410-003

Site

www.scherr.med.br

E-mail

carlos.scherr@all.com.br
Telefone Consultório

(21) 2294-1544

Celular | Urgências

(21) 8145-8005

Skype

carlos.scherr.serv.cardiologicos

 

Caso deseje RETIRAR seu e-mail desta lista, favor enviar e-mail para:

carlos.scherr@all.com.br no campo ASSUNTO escreva: RETIRAR E-MAIL DO NEWSLETTER


Copyright (C) 2008 *| Carlos Scherr Serv. Cardiológico LTDA |* Todos os Direitos reservados.