Pela primeira vez um estudo italiano mostrou que a gengivite de intensidade leve a moderada pode estar relacionada com alterações nas artérias contribuindo para a aterosclerose, fato que poderia ser revertido com tratamento periodontológico adequado.

 

 

————————————

 

Comer bem

 


SALADA DE BROTO DE FEIJÃO (Flávia Andrade)

Ingredientes:

1 pacote de broto de feijão
200 g de queijo tofu
3 colheres (sopa) de shoyo
1 colher (chá) de açúcar
2 colheres (sopa) de saquê
2 colheres (sopa) de suco de limão
pitada de ajinomoto
cebolinha verde fatiada
gomos de tomate-cereja
Modo de Preparo:
Coloque o broto de feijão em uma tigela, ferva 1 litro de água em uma panela e despeje fervente sobre os brotos de feijão. Deixe repousar por 30 segundos e escorra bem. Leve à geladeira. Misture em um recipiente o shoyo, açúcar, suco de limão e saquê. Acrescente um pouco de ajinomoto. Corte o tofu em cubos e acrescente aos brotos de feijão, regue com o molho e misture delicadamente. Decore com cebolinha picada, gomos de tomate

 

Para você saber…


>
Um acompanhamento de 20 anos mostrou que a probabilidade de um homem apresentar falência do coração é proporcional ao seu peso corporal. Para se ter uma idéia, um obeso tem um risco três vezes maior quando comparado à um magro, mas mesmo aqueles somente acima do peso tem um risco 50% maior.

 

> Uma das primeiras publicações de 2009 mostrou uma correlação entre a presença de uma doença inflamatória da pele chamada Psoríase, principalmente nas formas mais severas, com o aumento de risco de obstrução das artérias coronárias.

 

> Apesar da possibilidade do stress oxidativo ter papel importante na aterosclerose (depósito de placas de gordura em artérias como as coronárias) uma revisão de 22 estudos com quase 135 mil pessoas submetidas a suplementação de anti-oxidantes para prevenir esta doença , chegou à conclusão de que não há justificativa para prescrição de vitaminas com este intuito.

 

> Dados do American Heart Association mostram que as mulheres que sofrem um infarto morrem mais que os homens, uma das explicações poderia ser a maior demora no início do tratamento delas quando comparados com o dos homens.

 

 

Previna-se


> Um estudo da Universidade de Chicago mostrou que a duração do sono pode ser um marcador de risco para doença cardíaca. Os benefícios obtidos com 01 hora extra de sono estão associados com a redução em 33% da calcificação das artérias coronárias. Parece que dormir pelo menos 07 horas seja um bom conselho para a saúde do coração.

 

 

> Uma avaliação de longo prazo dos efeitos da lei que proibiu o fumo na cidade de Pueblo mostrou que a redução de 27% das internações por infarto observada nos primeiros 18 meses também foi observada nos  18 meses subseqüentes. Isto foi verdadeiro principalmente para fumantes, mas também para não fumantes e fumantes passivos.

 

 

 

C A R L O S  S C H E R R  S E R V .  C A R D I O L  Ó G I C O S  L T D A .                 

Rua Visconde de Pirajá, 595 — 1204 — Ipanema — Rio de Janeiro — CEP 22410-003

Site

www.scherr.med.br

E-mail

carlos.scherr@all.com.br
Telefone Consultório

(21) 2294-1544

Celular | Urgências

(21) 8145-8005

Skype

carlos.scherr.serv.cardiologicos

 

Caso deseje RETIRAR seu e-mail desta lista, favor enviar e-mail para:

carlos.scherr@all.com.br no campo ASSUNTO escreva: RETIRAR E-MAIL DO NEWSLETTER


Copyright (C) 2008 *| Carlos Scherr Serv. Cardiológico LTDA |* Todos os Direitos reservados.