A  Harvard School of Public Health apresentou resultado de pesquisa realizada com mulheres não fumantes, sem diagnóstico de doença no coração, diabetes ou câncer e que consumiram até 4 copos de café estilo americano.  Após acompanhamento  por 24 anos, não mostraram maior incidência de AVC, podendo mesmo ter até um efeito protetor para esta doença .

      

————————————

 

Comer bem

 

SALADA DE LOMBO DE BACALHAU, TOMATE SECO E RISONI

( Danio Braga Cheff Locanda de la Mimosa )

 

Ingredientes para  4 pessoas:

 

280 gr de lombo de bacalhau em lascas  cozido

60 gr de massa Risoni (uma massa seca que parece arroz)

60 gr de tomate seco em cubos

60 gr de berinjelas em cubos

80 ml azeite extra virgem

5 gr de salsa picada

Sal e pimenta a gosto

4 aros de aço inoxidável (ou aros feitos com um tubo plástico) de 10 cm de diâmetro por 4 cm de altura

 

Modo de preparo:

 

Primeiramente cozinha a massa “Risoni” al dente num caldo de galinha, deixando a massa al dente. Numa frigideira saltear os cubos de berinjelas até ficarem dourados e cozidos, porém ainda firme com parte do azeite extra virgem. Num bowl temperar com o azeite os demais ingredientes, o tomate seco, a salsa picada, junte os cubos de berinjela e as lascas do bacalhau. Temperar bem e deixar marinar durante 4 horas. Depois disto, montar nos aros a salada pressionando com uma colher para que fique armada e compacta e com o mesmo formato do aro, servir regando com um pouco de azeite e pulverizar com pimenta do reino.

 

 

 

Para você saber…


> Um estudo mostrou que a disfunção erétil em homens acima dos 55 anos de idade está associada com um aumento em 45% do risco de eventos cardiovasculares em 5 anos e parece ter um poder preditivo para tais eventos maior do que os fatores de risco tradicionais. Este risco é muito maior naqueles com disfunção erétil em torno dos 40 anos e é desprezível quando isto ocorre em torno dos 70 anos

 

> Um estudo da American Heart Association mostrou que a maioria dos pacientes internados com infarto agudo do miocárdio tinham níveis de LDL colesterol considerados normais  pelas Sociedades de Cardiologia. Isto pode significar que no futuro as recomendações são de que estes valores devam ser mais baixos. Este mesmo estudo mostrou que somente 1,4 destes pacientes tinham níveis de LDL e HDL ideais, com 52% destes apresentando HDL baixo, o que pode explicar a doença.

 

> Um registro feito no Estado de Nova York mostrou que os resultados de procedimentos tipo angioplastia/implante de STENT são influenciados não somente pela experiência da instituição aonde ele é realizado mas também do médico que o está realizando. Foram analisados os resultados de 7.321 pacientes tratados por 266 operadores em 41 centros.

 

> Mais uma comprovação de que o uso de vitaminas não influencia benéficamente as doenças cardiovasculares. O uso de multivitaminas em mais de 160.000 mulheres mostrou que aquelas após a menopausa não aumentam o risco de câncer ou doenças cardiovasculares, mas também não diminuem este risco.

 

Previna-se


> Foram encontradas mais evidências de que medicamentos anti-inflamatórios, mesmo aqueles mais antigos são maléficos para pacientes portadores de insuficiência cardíaca. Esta relação é mais importante quando as doses destes remédios são mais altas. Há um aumento do risco de morte e rehospitalizações por insuficiência cardíaca ou infarto agudo do miocárdio. O percentual de pessoas  atingidas com este tipo de medicamento é muito alto.

 

> Na China foi observado que pacientes com diagnóstico de Síndrome Metabólica (um dos quesitos é a gordura abdominal) são mais sensíveis ao sal da comida e precisam de um controle mais rigoroso na ingestão deste condimento.

 

 

 

C A R L O S  S C H E R R  S E R V .  C A R D I O L  Ó G I C O S  L T D A .                 

Rua Visconde de Pirajá, 595 — 1204 — Ipanema — Rio de Janeiro — CEP 22410-003

Site

www.scherr.med.br

E-mail

carlos.scherr@all.com.br
Telefone Consultório

(21) 2294-1544

Celular | Urgências

(21) 8145-8005

Skype

carlos.scherr.serv.cardiologicos

 

Caso deseje RETIRAR seu e-mail desta lista, favor enviar e-mail para:

carlos.scherr@all.com.br no campo ASSUNTO escreva: RETIRAR E-MAIL DO NEWSLETTER


Copyright (C) 2008 *| Carlos Scherr Serv. Cardiológico LTDA |* Todos os Direitos reservados.