Esta é a 12ª edição desta Newsletter . Espero que neste primeiro ano tenham sido  alcançados os objetivos de levar informação médica atualizada e de alta qualidade , com dicas de como poder viver de maneira saudável, porém garantindo qualidade de vida. Este mesmo espírito  pode ser encontrado no meu último livro  ESTILO IPANEMA.       

 

————————————

 

Comer bem

 

SALADA FRESCA DE COUSCOUS

(Patrícia Barros – Gourmet)

 

Rendimento: 3 a 4 pessoas

 

 Ingredientes:

 

 250 grs de couscous marroquino

 250 ml de água

 1 colher de margarina

 1 colher de sobremesa de sal

 100 grs de passas

 100 grs de tâmaras picadas

 100 grs de nozes picadas

 1/2 xícara de folhas frescas de hortelã picadas azeite e pimenta

 moida a gosto

 

 Modo de preparo:

 

 Ferva a água com o sal e acrescente aos poucos no couscous no fogo

 baixo mexendo com um garfo por 2 minutos.

 Desligue o fogo, acrescente a margarina e mantenha a panela fechada

 por mais 2 minutos. Mexa com um garfo e deixe esfriar, soltando

 sempre o couscous com um garfo. Acrescente os ingredientes . Quando

 for servir regar com pouco azeite e pimenta moída se desejar.


 

Para você saber…

 

> No último Congresso Americano de Cardiologia (março 2009) foi apresentado um estudo mostrando que a prevalência de morte súbita entre triatletas é duas vezes maior do que entre maratonistas. Toda  a atenção é necessária na avaliação deste tipo de atleta antes de iniciar seus treinamentos.

 

> No mesmo Congresso foi apresentado os resultados do uso de  uma dieta estilo mediterrâneo em pacientes hipertensos, mostrando eficiência na redução da pressão arterial, mas principalmente quando este tipo de alimentação está associado a atividade física e por conseguinte a perda de peso.

 

> Recente publicação mostrou que com altas doses de estatinas  notou-se a diminuição do teor de gorduras nas placas ateroscleróticas avaliadas pela ressonância nuclear magnética. Isto pode representar maior estabilidade  destas placas , podendo diminuir a incidência de infarto agudo do miocárdio ou acidente vascular cerebral.

 

> O LDL colesterol (chamado de mau colesterol) costuma ser mais baixo no verão do que no inverno . Isto pode levar à necessidade de reajuste nas doses de medicamentos usados para este fim como as estatinas, de acordo com a época do ano.

 

 Previna-se


> Pessoas submetidas à angiotomografia de artérias coronárias que não mostraram  evidência da presença de placas de gordura nestas artérias tiveram  baixo risco de eventos cardíacos em dezoito meses. Pode ser um bom exame para certas pessoas.

 

> Para os pais ficarem atentos: uma de cada três crianças americanas estão acima do peso ou são obesas e com grande risco de se tornarem adultos obesos. A realidade brasileira é semelhante. Obesos têm maior risco de diabetes, hipertensão e alterações nas gorduras sanguíneas

 

> Numa revisão de 44 estudos comprovou-se a associação de sentimentos de hostilidade ou de  raiva com eventos coronarianos na população sadia e de pior prognóstico naqueles que já possuem este diagnóstico. Portanto, relaxar e ter sentimentos menos hostis é importante para evitar doenças cardíacas ou a piora destas.

C A R L O S  S C H E R R  S E R V .  C A R D I O L  Ó G I C O S  L T D A .                 

Rua Visconde de Pirajá, 595 — 1204 — Ipanema — Rio de Janeiro — CEP 22410-003

Site

www.scherr.med.br

E-mail

carlos.scherr@all.com.br
Telefone Consultório

(21) 2294-1544

Celular | Urgências

(21) 8145-8005

Skype

carlos.scherr.serv.cardiologicos

 

Caso deseje RETIRAR seu e-mail desta lista, favor enviar e-mail para:

carlos.scherr@all.com.br no campo ASSUNTO escreva: RETIRAR E-MAIL DO NEWSLETTER


Copyright (C) 2008 *| Carlos Scherr Serv. Cardiológico LTDA |* Todos os Direitos reservados.