Ano II  -  número 6 -  Junho/2010

 

 

 

Estudo recém publicado na revista Hypertension revelou que pacientes hipertensos que são acompanhados por seus cardiologistas com espaços menores entre suas consultas, tem um melhor controle da pressão arterial do que aqueles que visitam seus médicos com menos freqüência. Cabe lembrar que a ausência de sintomas não significa pressão bem controlada.

        

Comer bem

 

PARA ASSISTIR A COPA

 

Pão de Gengibre(Bianca Haegler – Cordon Bleu)

 

Ingredientes:

2 xícaras de farinha de trigo

2 colheres de chá de pó Royal

½ colher chá bicarbonato de sódio

2 colheres de chá de gengibre

1 colher de chá de canela

½ colher de chá de sal

1/3 xícara de açúcar

1 ovo (bem batido)

2/3 xícara de melado

¾ xícara de leite azedo

 

Modo de fazer:

Peneire a farinha, pó Royal, bicarbonato, canela, sal e pó de gengibre três vezes.Bater a margarina e adicionar o açúcar devagar até ficar cremoso e leve.Adicionar o ovo batido e o melado, depois o leite alternando com a farinha, batendo até ficar cremoso.Colocar numa forma untada e assar em forno moderado pré aquecido por 1 hora. Pode ser servido com o molho cremoso de baunilha

 

 GRISSINI (PALITOS DE PÃO COM ERVAS) (Flávia Andrade - NUTRICIONISTA)

 

Ingredientes:

1 kg de farinha de trigo
1/4 de xícara de azeite de oliva
2 colheres de chá de açúcar
2 colheres de chá de sal
30 g de fermento biológico
2 xícaras de água morna
2 colheres de sopa de ervas finas (opcional).Sal grosso a gosto


Modo de Preparo:

 Em uma tigela dissolva o fermento em água morna e acrescente o óleo. Peneire a farinha de trigo com o sal e açúcar. Acrescente aos poucos a mistura de água e fermento à farinha, até obter uma massa lisa e macia. Acrescente as ervas finas, trabalhe a massa por cerca de 5 minutos. Coloque em um recipiente, cubra com um pano e deixe que a massa dobre de volume por cerca de 1 hora. Amasse novamente a massa por 5 ou 10 minutos. Com um rolo de macarrão, abra a massa com uma espessura de cerca de ½ cm (ou  no cilindro para massa). Corte a massa em tiras de 20 cm de comprimento por 1 cm de largura, arrume as tirinhas em uma assadeira deixando um espaço entre elas. Deixe a massa crescer novamente por 30 minutos. Leve ao forno por cerca de 20 minutos ou até que os "grissini" estejam dourados.

 

 

 

 

Para você saber...

 

> Atenção pacientes em uso de anticoagulantes: o uso de suplementos, de ervas ou não podem interferir na ação deste medicamento podendo provocar sangramento no caso de :ginko biloba, alho, cranberry, saw palmetto, glucosamina, ácidos graxos essenciais, produtos multiervas e óleo de primula, ou diminuir seu efeito no caso soja, melatonina, coenzima Q10, ginseng e erva de Sao João.

 

> Estudo da Harvard School of Public Health mostra que o consumo de carnes processadas como salsicha, presunto, mortadela e etc aumentam o risco de obstrução das coronárias e diabetes. Basta comer uma salsicha ou duas fatias de embutidos por dia para aumentar em 42% o risco de doença coronária e 19% de diabetes.

As carnes processadas tem o mesmo teor de gordura saturada e colesterol que as não processadas, porém as primeiras tem 4 vezes mais sal e 50% mais conservantes como nitratos.

 

> Atenção para aqueles que ainda não se vacinaram contra a gripe H1N1. Médicos americanos alertam para uma possibilidade de miocardite fulminante maior neste tipo de gripe do que com na comum. Miocardite é uma inflamação do músculo cardíaco.

 

> Dois estudos mostraram que pessoas que trabalham sob forte pressão ou que fazem mais de 3 a 4 horas extras por dia, tem um aumento significativo do risco de doença coronariana, infarto e angina. No caso das horas extras o risco após 11 anos de acompanhamento foi 60% maior do que para aqueles que trabalhavam 7 horas por dia.

 

> Estudo da Universidade de Chicago mostrou que 1 ano após um infarto 1/3 dos homens e mais da metade das mulheres não voltaram a sua atividade sexual normal. O retorno à atividade sexual é salutar e pode ser reiniciada tão logo o(a) paciente se sinta bem. O gasto energético com o ato sexual não é grande e portanto é seguro para pacientes com doença cardíaca. O uso de medicamentos para disfunção erétil também é seguro para a maioria dos pacientes que estejam compensados e que não façam uso de medicamentos a base de nitratos.   

 

 

  Previna-se

 

 

> Estudo alemão apresentado no EUROPREVENT 2010 mostra que a prática de YOGA tipo Viniyoga ajudou no tratamento da hipertensão de 340 homens, mesmo quando comparada com o relaxamento muscular progressivo (técnica para diminuir tensão e ansiedade). Após sessões de 30 minutos, 5 vezes na semana a pressão daqueles que apesar da medicação continuava alta chegou a cair 21,1 mmHg.

 

> Mais um grande estudo exalta os efeitos positivos de nozes diminuindo colesterol total e LDL. Estes efeitos são mais pronunciados naqueles que tem estes índices aumentados e nos magros. A publicação mostrou que aqueles que comem amêndoas, avelãs, nozes, pistache ou amendoim 4 vezes na semana comparados com os que raramente o fazem, tem 40% menos chance de ter doença nas coronárias.

 

> A American Heart Association confirma que mesmo exposição de horas a poluição atmosférica traz maior risco de infarto, insuficiência cardíaca, arritmias cardíacas e AVC em idosos, pacientes com doença coronariana, passado de infarto e possivelmente diabéticos, mulheres e obesos. Deve-se evitar lugares ou horários de grande nível de poluição do atmosférica.

 

C A R L O S  S C H E R R  S E R V .  C A R D I O L  Ó G I C O S  L T D A .                 

Rua Visconde de Pirajá, 595 — 1204 — Ipanema — Rio de Janeiro — CEP 22410-003

Site

www.scherr.med.br

E-mail

carlos.scherr@all.com.br
Telefone Consultório

(21) 2294-1544

Celular | Urgências

(21) 8145-8005

Skype

carlos.scherr.serv.cardiologicos

 

Caso deseje RETIRAR seu e-mail desta lista, favor enviar e-mail para:

carlos.scherr@all.com.br no campo ASSUNTO escreva: RETIRAR E-MAIL DO NEWSLETTER


Copyright (C) 2008 *| Carlos Scherr Serv. Cardiológicos LTDA |* Todos os Direitos reservados.