Ano II  -  número 7-  Julho/2010

 

 

 

 

Estudo mostrou que o uso de testosterona em homens mais velhos provocou maior capacidade muscular, mas em contra partida o estudo foi interrompido antes do tempo previsto por 5 vezes mais eventos cardiovasculares indesejáveis do que no grupo que só usou placebo.

 

 

 

 

Comer bem

 

 

FILÉ DE SALMÃO AO MEL E MOSTARDA COM ASPARGOS (Flávia Andrade - Nutricionista)

 

Ingredientes:

 

4 filés de salmão com pele
1 colher (sopa) de mel
3 colheres (sopa) de mostarda alemã
3 colheres (sopa) de óleo de canola
1 maço pequeno de aspargos frescos (finos)
4 colheres (sopa) de margarina cremosa
sal a gosto
sementes de erva-doce a gosto


Modo de Preparo:


Disponha os filés de salmão numa assadeira refratária e tempere com o mel misturado com a mostarda, o óleo e o sal.

Leve ao forno de microondas, na potência média, por 7 minutos.

Retire do forno e reserve. Com um descascador de legumes, retire a parte mais dura dos talos dos aspargos. Coloque-os numa assadeira refratária, espalhe a margarina, polvilhe o sal e as sementes de erva-doce.

Cubra a assadeira com papel-manteiga e leve ao forno de microondas, na potência alta, por 5 minutos, ou até o aspargo ficar “al dente”. 

Retire os aspargos do forno e sirva-os em seguida com os filés de salmão.

 

 

 

 

TRAZIDAS DO 70th AMERICAN DIABETES ASSOCIATION 2010

 

> Diabéticos com déficit da função renal tem mais risco de problemas cardiovasculares.

 

> Numa análise de quase 700.000 diabéticos, chegou-se a conclusão que esta doença por si só, independente de outros fatores de risco como colesterol alto, hipertensão e etc, confere um risco maior de doenças cardiovasculares.

 

> Muitos adultos possuem BROW FAT que queima energia ao invés de armazena-la e pode proteger o individuo de ganho de peso e alterações na glicose. Este tipo de gordura é geralmente ativada pela exposição ao frio.  Ate pouco tempo achava-se que esta gordura desaparecia cedo no inicio da vida.Isto sugere que a obesidade surgiria do desbalanco entre as gorduras Brown e branca e talvez dai possa se encontrar um caminho para a solução da obesidade.  Homens magros geralmente tem mais gordura brown do que os obesos.

 

> Estudo mostrou que a falta de exercício em diabéticos tem como motivo principal a falta de motivação, estes pacientes quando alegam falta de tempo ou de prazer com o exercício também não estão suficientemente convencidos dos grandes benefícios que obtém com atividade física regular.

 

> Os maiores ganhos com um controle adequado da glicose em diabéticos é quando este controle é iniciado logo que se diagnostica o diabetes, portando naquele grupo com historia familiar deve-se tentar fazer o diagnostico o cedo possível.  

 

> Nosso organismo parece guardar uma “memória”da variação da glicose no sangue, portanto oscilações não são boas.

 

 

Para você saber...

 

 

 

 Previna-se

 

 

> No recém terminado Congresso Europeu de Hipertensão foi discutida a importância da variação da pressão arterial como marcador de risco para complicações neurológicas e cardíacas. Deve-se dar importância a variabilidade quando para cima das pressões e por isto a visita ao medico regularmente é importante.

 

> Estudo inglês apresentado no Congresso Europeu de Aterosclerose 2010 mostrou haver uma diferença importante na incidência das doenças do coração, os mais pobres tem mais doenças cardiovasculares que o mais ricos, mas os primeiros fazem menos exercícios e fumam mais. 

 

 > Um estudo mostrou que frascos de medicamentos que tem um alarme luminoso e sonoro avisando a hora de tomar a medicação, conectado a internet por sistema wireless que também avisa a necessidade de repor a medicação aumentou a 98% a aderência aos tratamentos. O não uso adequado de medicamentos eh um dos grandes problemas de hoje principalmente no que diz respeito a doenças crônicas como as do coração de o diabetes.

 

> Mulheres grávidas com ganho de peso excessivo ou quando este é mais pronunciado no final da gestação, tem com mais freqüência filhos com problemas cardíacos.

 

 

C A R L O S  S C H E R R  S E R V .  C A R D I O L  Ó G I C O S  L T D A .                 

Rua Visconde de Pirajá, 595 — 1204 — Ipanema — Rio de Janeiro — CEP 22410-003

Site

www.scherr.med.br

E-mail

carlos.scherr@all.com.br
Telefone Consultório

(21) 2294-1544

Celular | Urgências

(21) 8145-8005

Skype

carlos.scherr.serv.cardiologicos

 

Caso deseje RETIRAR seu e-mail desta lista, favor enviar e-mail para:

carlos.scherr@all.com.br no campo ASSUNTO escreva: RETIRAR E-MAIL DO NEWSLETTER


Copyright (C) 2008 *| Carlos Scherr Serv. Cardiológicos LTDA |* Todos os Direitos reservados.