Ano II  -  número 12 -  dezembro/2010

 

 

 

 

Esta newsletter mensal entra no seu terceiro ano, esperamos que ela esteja sendo interessante e útil para todos terem uma vida alegre e saudável, livre de doenças.

Faremos sempre de tudo para trazer as informações mais recentes e sérias sobre temas como coração e diabetes.

Desejamos a todos nossos leitores um ano de 2011 com muita paz e saúde para todos.

 

.

 

 

Comer bem

 

 

PASTA A PRIMAVERA

(Karen Couto - Chef de cuisine internacional e consultora)

 

Ingredientes:

 

1 pimentão amarelo (caso não goste, opcional)

1 pimentão vermelho (caso não goste, opcional)

1 cebola grande

2 beringelas médias

250 g azeite (se possível de acidez baixa)

25 g de passas pretas

25 g de passas amarelas

25 g de pinoli

25 g de damasco

ameixa preta (opcional)

azeitonas verdes (colocar também um pouco da água da azeitona)

shoyo (de  preferência diet)

manteiga com salsa 

especiarias a gosto (orégano, noz moscada, dedo de moça, alecrim, etc.)

 

Modo de Preparo:

 

Cortar todos os ingredientes em

pequenos cubos de 2 cm

aproximadamente, colocar em um

bowl de vidro que caiba no

microondas.

Cozinhar de 8 em 8

minutos, remover para avaliar.

Quando verificar que está na metade do cozimento, colocar as especiarias e continuar com o microondas até cozimento ao dente.

Colocar a massa para cozinhar.

Picar a salsinha e misturar aos

ingredientes; agregar a manteiga,

o molho de soja e o pinoli;

Escorrer a massa e misturar com os demais ingredientes.

               



 

Para você saber...

 

> O American College of Cardiology lançou normas para a solicitação da tomografia computadorizada das coronárias. Este moderno e valioso exame tem maior valor para pacientes de menor risco de doença coronária, sendo esta sua melhor indicação, mas também algumas emergências americanas usam este método para descartar a presença de placas de gordura nas coronárias.

 

> Um estudo mostrou uma incidência 10 vezes maior de tosse como efeito colateral do que o reportado em bula em pacientes fazendo uso de uma classe de remédios muito usados para tratar pressão alta e insuficiência cardíaca. Este sintoma é decorrente do desenvolvimento de alergia ao medicamento e este deve ser substituído. 

 

> Pacientes que desenvolvem depressão após uma cirurgia cardíaca tem uma evolução pior. Cardiologistas devem estar atentos a este fato para poder combater eficazmente e não permitir que isto interfira na recuperação cardíaca do paciente.

 

>Muitas pessoas me perguntam sobre as controvérsias envolvendo alimentos e uma das maiores é a respeito do ovo. Como o conteúdo de colesterol do ovo fez parte de minha tese de doutorado, devo esclarecer que um ovo tem em media 50g e contem 200mg de colesterol. A ingestão recomendada de colesterol por dia é de no maximo 300mg para quem não tem obstruções vasculares e de 200mg para quem já tem. Ou seja o ovo não é proibido mas não se deve fazer uso freqüente dele.

 

> O governo americano comemora a melhora dos índices de conhecimento, controle e tratamento da hipertensão arterial nos últimos anos em relação as avaliações anteriores. Hoje 75% dos pacientes estão em tratamento mas o numero deste que tem a pressão nos níveis recomendados não chegam a 50% . Já no Brasil alguns estudos mostram que não passa de 10%.

 

 Previna-se

 

> No congresso europeu de diabetes deste ano foi recomendado o uso de estatinas para todos os diabéticos acima de 40 anos, para prevenção de AVC e infarto, mesmo sem obstruções aparentes de artérias.

 

> Um programa de computador acoplado a cama de idosos reduziu em 50% as quedas destas pessoas. Ele avalia os riscos de queda para que se tome medidas preventivas. As quedas em idosos são freqüentes e representam grande risco de fraturas e outras complicações.

 

> Um estudo com 58000 pacientes revelou que aqueles que têm atividade física regular, tem menor chance de desenvolver insuficiência cardíaca. O coração aumentado de tamanho levando a uma contração insuficiente é uma das maiores causas de internação clinica nos hospitais. São responsáveis para isto a pressão alta não controlada, os grandes infartos e o envelhecimento da população como principais causas.

 

> Publicado em novembro no British Medical Journal, o uso de vitamina E como complemento vitamínico não é tão   segura quanto se imagina. Ela aumenta em 22% o risco de sangramento cerebral, com pouco beneficio para se evitar AVC isquêmico que costuma ser bem menos grave que os hemorrágicos.

 

> Dois estudos, um inglês e um australiano demonstraram que a diminuição do LDL colesterol a níveis mais baixos que os recomendados hoje em dia, pode reduzir em torno de 40 a 50% das obstruções de coronárias, principalmente no grupo de maior risco.

 

 

C A R L O S  S C H E R R  S E R V .  C A R D I O L  Ó G I C O S  L T D A .                 

Rua Visconde de Pirajá, 595 — 1204 — Ipanema — Rio de Janeiro — CEP 22410-003

Site

www.scherr.med.br

E-mail

carlos.scherr@all.com.br
Telefone Consultório

(21) 2294-1544

Celular | Urgências

(21) 8145-8005

Skype

carlos.scherr.serv.cardiologicos

 

Caso deseje RETIRAR seu e-mail desta lista, favor enviar e-mail para:

carlos.scherr@all.com.br no campo ASSUNTO escreva: RETIRAR E-MAIL DO NEWSLETTER


Copyright (C) 2008 *| Carlos Scherr Serv. Cardiológicos LTDA |* Todos os Direitos reservados.