Ano Ill  -  número 02 -  fevereiro/2011

 

 

 

 

 

 

 

Comer bem

 

SALADA DE MELANCIA E FRANGO COM CASTANHA DE CAJU (Didier Labbe—Chef de cuisine CT Bistro )

Ingredientes:

 

- 150 gr de melancia cortar em cubos de 1 cm

- 300 gr peito de frango

- 1 maçã verde fatiado sem pepino e com pele

- 1 cebola roxa fatiada bem fino

- 2 colheres (sopa) de salsa

- 10 coentro em grão

- 2 limões

- 2 xicaras de azeite virgem

- 1 alface paulista

- 30 gr tomates secos cortar em julienne

- 30 gr de castanha de caju

- sal e pimenta a gosto

 

Modo de Preparo:

 

Lave muito bem o alface com bastante água e um pouco de vinagre branco; secar e reservar.

Cozinhar o peito de frango em água e sal, desfie e reserve.

Cortar em fatias finas a cebola roxa e reservar.

Torrar a castanha de caju no forno (180 graus) 2min, resfriar e cortar em dois.

Pique a salsa e misture na tijela ao peito desfiado,melancia, maça verde, cebola roxa e tomates secos.

Tempere com sal e coentro em grão; acrescentar suco de 2 limões  e 2 xícaras de azeite virgem.

Colocar folhas de alface no fundo do prato , acrescentar em cima melancia e frango, finalizar com castanha de caju tostada.

 

 

 

Para você saber...

 

> Mais um estudo foi publicado relacionando a poluição atmosférica das cidades com doenças do coração, desta vez com 25 voluntários normais verificou-se a relação com o aparecimento de alterações do ritmo do coração.

 

> Pacientes tratados com ablação para corrigir fibrilação atrial, uma alteração do ritmo cada vez mais comum principalmente entre os idosos, só manteve este tipo de arritmia em 29% dos pacientes após 5 anos de acompanhamento. Estes são os dados de um  hospital francês pioneiro nesta técnica. Portanto ablação não cura a fibrilação atrial em muitos pacientes e sim é uma forma de tratamento. 

 

> Recente estudo mostrou que o maior preditor de mortalidade no infarto agudo do miocárdio é a idade seguido da condição socioeconômica do paciente.

 

> Dado interessante: 81% das pessoas que tem acesso a internet procuram informações sobre saúde, mas só 25% destes procuram averiguar de onde saem estas informações com sentido de verificar sua qualidade. Este é o perigo do Dr. Google, não há filtro na qualidade da informação.

 

> Pacientes que foram submetidos a troca total da articulação do quadril e que estavam em uso de estatinas, remédios usados para controlar o colesterol e no tratamento das obstruções coronárias, apresentaram menos complicações com as próteses e mesmo infecção das mesmas.

 

> Um novo tipo de STENT acaba de ser aprovado para uso pela Comunidade Européia. Trata-se de um tipo que é absorvido pelo organismo após algum tempo e  teria como vantagem em relação aos atuais  a possibilidade de evitar a formação de trombos sanguíneos tardios. 

 

 

 Previna-se

 

> Foi publicado um estudo sobre os efeitos do suco de laranja (500ml/dia) por 4 semanas em pessoas sadias e a conclusão foi que houve diminuição da pressão arterial mínima e melhora da resposta endotelial (parte interna das artérias). A mensagem é que tomar suco de laranja pode trazer benefícios semelhantes ao vinho e ao chocolate amargo em virtude dos 3 conterem flavanóides.

 

> Acompanhamento de 4 anos revelou que assistir TV por 2 ou mais horas, comparado com menos que isto, está relacionado com mais do dobro de chance de se ter um evento cardiovascular. O mesmo estudo também mostrou um aumento de 50% na mortalidade geral naqueles que ficam 4 ou mais horas em frente ao monitor de TV. Aconselho mais atividade física e menos televisão.

 

> Estudo Sueco que acompanhou mulheres com menos de 50 anos, submetidas a retirada do útero com ou sem retirada de ovários, por em torno de 30 anos, revelou que estas apresentaram risco cardiovascular aumentado.  

 

 

> Estudo publicado em janeiro alerta para o uso de anti inflamatórios, mostrando risco cardio vascular aumentado com uso de praticamente todos. Em particular diclofenaco e etoricoxib para morte cardiovascular e diclofenaco e celecoxib para AVC. A recomendação é para caso seja necessário usar anti inflamatórios, que isto seja feito com doses menores e por pouco tempo.

C A R L O S  S C H E R R  S E R V .  C A R D I O L  Ó G I C O S  L T D A .                 

Rua Visconde de Pirajá, 595 — 1204 — Ipanema — Rio de Janeiro — CEP 22410-003

Site

www.scherr.med.br

E-mail

carlos.scherr@all.com.br
Telefone Consultório

(21) 2294-1544

Celular | Urgências

(21) 8145-8005

Skype

carlos.scherr.serv.cardiologicos

 

Caso deseje RETIRAR seu e-mail desta lista, favor enviar e-mail para:

carlos.scherr@all.com.br no campo ASSUNTO escreva: RETIRAR E-MAIL DO NEWSLETTER


Copyright (C) 2008 *| Carlos Scherr Serv. Cardiológicos LTDA |* Todos os Direitos reservados.