Ano Ill  -  número 03 -  março/2011

 

 

 

Estudo mostrou que somente 1 em cada 2000 pesquisados em  uma população com idade media de 59 anos, apresenta as 7 indicações de boa saúde cardiovascular para um individuo preconizadas pela American Heart Association a saber : não fumar, ter atividade física  regular, comer frutas e verduras ao menos 3 vezes ao dia, não estar acima do peso, colesterol menor que 200, glicose menor que 100 e pressão arterial máxima até 120mmHg.

 

 

 

 

 

 

Comer bem

 

CEVICHE DE SALMÃO (preparação básica)—Chef Andrea Tinoco

 

Ingredientes:

 

- 400 g de filé de salmão
- 2 xícaras (chá) de suco de limão
- 1 cebola roxa em lâminas finas
- 1/2 pimentão vermelho + 1/2 -pimentão amarelo
- 4 colheres (sopa) de azeite de oliva
- 1/2 xícara (chá) de coentro picado
- 1 pimenta dedo de moça sem semente, picada
- sal a gosto

- Decoração: salsa e pimenta biquinho

 

Modo de Preparo:

 

Corte os peixes,no sentido do comprimento, em tiras de 1 cm de espessura.Coloque-as numa tigela e regue com metade do suco de limão.Reserve por 15 minutos na geladeira,cobrindo com papel filme.
Pré-aqueça o forno a 220ºC (temperatura alta).
Asse os pimentões por aproximadamente 20 minutos em forno quente, até a pele murchar. Deixe esfriar. Retire a pele do pimentão. Corte ao meio, retire as sementes e corte-o em tiras fininhas.
Retire o peixe da geladeira e acrescente a cebola, os pimentões, a pimenta dedo de moça.
Escorra todo o líquido que se formou. Coloque o azeite, sal, coentro e
o restante do suco de limão. Misture delicadamente, decore com a salsa, Pimenta biquinho e sirva imediatamente.

 

Variações do Ceviche:

 

É possível utilizar peixe branco, atum ou camarão.

Outra sugestão também é acrescentar manga ou lima da pérsia na hora de servir.

Uma dica para o ceviche de atum é colocar um pouco de molho teriyaki na hora de acrescentar o azeite

 

 

 

 

Para você saber…

 

> Estudo recém publicado mostrou que pacientes muito obesos operados com cirurgia para redução do estomago apresentaram ao final de 2 anos de acompanhamento diminuição da pressão arterial máxima, freqüência cardíaca, triglicérides, LDL colesterol, massa do coração e aumento do HDL colesterol.

 

> Os últimos dados divulgados sobre obesidade, colesterol e pressão arterial mostram o continuo aumento da obesidade no mundo, estimando-se que 1.5 bilhão de pessoas estão acima do peso e 500 milhões são obesos. Houve pouca evolução no controle do colesterol e melhora na pressão arterial. As perspectivas são piores para paises como o Brasil. 

 

> Pessoas com 65 anos ou mais acompanhadas por 4 anos, que apresentavam aumento da circunferência abdominal associado a aumento de triglicérides e baixo HDL apresentam mais alterações cognitivas e os diabéticos deteriorização da memória.

 

> Estudo Chinês publicado no Jornal Americano de Nutrição levanta a hipótese de que o consumo de uma xícara diária de chá verde poderia diminuir em 10% o risco de doença coronariana, mesmo fato não observado com o chá preto.

 

> Estudo brasileiro publicado nos Estados Unidos mostra que pacientes com pressão alta e apnéia do sono se beneficiam bastante com o uso da mascara conhecida como CPAP,melhorando o controle da pressão arterial. Naqueles com pré hipertensão ou mesmo pressão oscilante podem ter sues níveis controlados só com esta medida.

 

> Pesquisadores americanos concluíram que boa parte das medicações administradas erradamente é devido a aparências semelhantes ou nome de remédios que soam parecidos. Por este motivo recentemente um paciente correu risco de vida por ter tomado remédio errado cujo nome soava parecido com o prescrito.

 

> Recente publicação colocou em duvida a indicação de estatinas (remédios para reduzir o colesterol) em pacientes de baixo risco sem a presença de obstruções arteriais como coronárias ou carótidas; porem nestes e nos diabéticos a indicação é mais do que comprovada.

 

 

 Previna-se

 

 

> O acompanhamento de mais de 34.000 mulheres suecas por 10 anos, mostrou que aquelas que comem carne vermelha ou também processadas (salsicha, presunto, lingüiça, presunto, patê de fígado) na quantidade de 102g/dia ou mais, tem 42% mais chance de ter um AVC do que aquelas que comem 25g ou menos por dia.

 

> As recomendações publicadas no ultimo dia de janeiro pelo Departamento de Agricultura Americano expressam a preocupação em diminuir o consumo de sal, açúcar, gorduras sólidas, grãos refinados e aumentar a de vegetais, frutas, grãos integrais, leite e seus derivados com pouca ou nenhuma gordura, peixes, carnes magras, aves, feijões, ervilhas, nozes e sementes.

 

> Nos Estados Unidos aqueles que tem pior controle da pressão arterial alta são os que não tem seguro saúde e os que vão menos de 2 vezes ao ano ao cardiologista. Quando freqüentam o consultório por 4 ou mais vezes ao ano o controle da pressão é mais do que o dobro melhor.

C A R L O S  S C H E R R  S E R V .  C A R D I O L  Ó G I C O S  L T D A .                 

Rua Visconde de Pirajá, 595 — 1204 — Ipanema — Rio de Janeiro — CEP 22410-003

Site

www.scherr.med.br

E-mail

carlos.scherr@all.com.br
Telefone Consultório

(21) 2294-1544

Celular | Urgências

(21) 8145-8005

Skype

carlos.scherr.serv.cardiologicos

 

Caso deseje RETIRAR seu e-mail desta lista, favor enviar e-mail para:

carlos.scherr@all.com.br no campo ASSUNTO escreva: RETIRAR E-MAIL DO NEWSLETTER


Copyright (C) 2008 *| Carlos Scherr Serv. Cardiológicos LTDA |* Todos os Direitos reservados.