Ano Ill  -  número 04 -  abril/2011

 

 

 

 

A atriz Elizabeth Taylor falecida recentemente fazia parte de um estudo que implantou sem cirurgia um dispositivo para corrigir uma insuficiência na válvula mitral. Este dispositivo ainda não foi aprovado para uso nos Estados Unidos e também não foi a causa da morte da paciente. Mas pode no futuro ser uma boa arma para a correção deste tipo de defeito que hoje necessita de cirurgia de coração aberto.

 

 

 

Hospital em São Francisco, Califórnia começou a usar robôs na administração de medicamentos para evitar os erros humanos.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Comer bem

 

CARPACCIO DE MELANCIA

 

Claude Troigrois

Chef de Cuisine Frances

Restaurantes

        CT, Olympe, 66 Bistro

 

Ingredientes:

 

Para 04 pessoas

 

- 1 fatia de melancia de 250grs

- sal, pimenta do moinho

- 4 colheres de azeite extra virgem primeira pressão a frio

- 4 colheres de maionese diluída com água

- 60 grs de alcaparras picadas

- 80 grs de parmesão Grana padano

- Rúcula a gosto

 

 

Modo de Preparo:

 

 

Cortar a melancia em fatias bem finas.

Colocar num tabuleiro e prensar bem com um pano

Colocar no prato como um carpaccio

Temperar com sal, pimenta do moinho e azeite.

Colocar a maionese e espalhar

Colocar alcaparras, parmesão ralado na hora e  mini rucula

 

 

 

 

 

 

 

Previna-se

 

> Para refletir  a analise de vários estudos chegou-se a conclusão que aqueles fisicamente e sexualmente ativos estão mais protegidos contra infarto e morte súbita, ou seja, tem um caráter protetor quando são praticados regularmente. Em contrapartida aqueles que o fazem eventualmente correm um risco 3,5 vezes maior de infarto e 5 vezes mais de morte súbita se a atividade física é eventual (peladeiros de fim de semana por exemplo); o mesmo se dá para o sexo esporádico 2,7 vezes mais risco de infarto.

 

> Dois novos estudos mostram que o consumo de leve a moderado de bebida alcoólica não é só bom para a saúde cardiovascular , como ate pode ser recomendado para a redução do risco cardiovascular, sendo esta a conclusão de dois autores em publicação deste mês de fevereiro.

 

> Uma nova publicação proveniente da Grécia mostra mais uma vez os efeitos positivos de uma alimentação estilo mediterrânea, composta por frutas, vegetais, cereais integrais, lacticínios com baixo teor de gordura, peixe, aves, nozes, legumes e baixo consumo de carne vermelha, com benefícios na circunferência abdominal, HDL colesterol, triglicérides, pressão arterial e no açúcar do sangue.

 

Para você saber…

 

> Um hospital de referencia por si só não é garantia de bom tratamento, mas um levantamento nos hospitais americanos mostrou que naqueles top rankeados existe 46% menos erros médicos.

 

> Mais um episódio do uso desnecessário de stents em coronárias está levando 2 médicos americanos a serem interpelados pela justiça.

 

> Estudo que acompanhou 220.000 indivíduos durante 10 anos, chegou a conclusão que a gordura aumentada da cintura é tão ruim para saúde quanto qualquer outro tipo de obesidade. Isto não diminui a importância negativa do aumento da circunferência abdominal mas afirma serem ambas fatores de risco para as doenças cardiovasculares.

 

> Estudo recém apresentado no congresso americano de alergia comparando asmáticos com não asmáticos, mostrou que os primeiros tem o dobro de risco para diabetes e 50% mais chance de desenvolverem obstrução de coronárias. Estes achados podem indicar a necessidade de maior atenção destes pacientes em relação ao desenvolvimento destas doenças.

 

> A hipertensão arterial resistente ao tratamento deve ser avaliada primeiro averiguando se o paciente tem um estilo de vida adequado, comendo menos sal ou mesmo alimentos ricos em cloreto de sódio como enlatados, conservas, embutidos, alguns queijos e etc. O peso corporal esta diretamente ligado a pressão arterial, como também o estado emocional. Vencida esta etapa deve-se verificar se a dosagem da medicação esta adequada ou mesmo se o medicamento é o mais adequado para aquele paciente. Boa parte dos pacientes vão se beneficiar com o uso de mais de um medicamento ambos em doses menores, o que também diminui a possibilidade de efeitos indesejáveis.    

 

> As 3 maiores causas de retorno ao hospital nos Estados Unidos são pacientes que tiveram diagnostico de infarto do miocárdio, pneumonia e insuficiência cardíaca (coração aumentado). 

 

 

C A R L O S  S C H E R R  S E R V .  C A R D I O L  Ó G I C O S  L T D A .                 

Rua Visconde de Pirajá, 595 — 1204 — Ipanema — Rio de Janeiro — CEP 22410-003

Site

www.scherr.med.br

E-mail

carlos.scherr@all.com.br
Telefone Consultório

(21) 2294-1544

Celular | Urgências

(21) 8145-8005

Skype

carlos.scherr.serv.cardiologicos

 

Caso deseje RETIRAR seu e-mail desta lista, favor enviar e-mail para:

carlos.scherr@all.com.br no campo ASSUNTO escreva: RETIRAR E-MAIL DO NEWSLETTER


Copyright (C) 2008 *| Carlos Scherr Serv. Cardiológicos LTDA |* Todos os Direitos reservados.