Ano Ill  -  número 05 -  maio/2011

 

 

   

Tenho estudado o conteúdo de gorduras nos peixes e tenho verificado pelas analises laboratoriais que os peixes de rio tem mais gordura nociva (saturada) que os peixes de mar. Porem os de água doce tem também maior quantidade da gordura boa, fazendo que eles tenham esta relação melhor  que os do mar. No tipo rio sobressaem a truta e o filhote (do norte); este ultimo apesar de ser o mais gorduroso também tem um bom conteúdo de omega3. Badejo, robalo, namorado e pescadinha são boas opções do mar. O modo de preparo que apresenta menos gordura é o grelhado e o refogado sem adição de manteiga. 

 

 

Estudo Holandês comprovou que aqueles que dormem menos ou que tem qualidade de sono ruim tem maior risco coronariano quando comparados com os que dormem mais tempo.Duração curta do sono foi considerada 6 horas ou menos, longa 9 ou mais horas e normal mais de 6 até menos de 9.

 

 

 

Comer bem

 

SALADA   DE   BABY    RÚCULA,

TOMATINHOS SALTEADOS E

MUSSARELA DE BÚFALA

 

Nick Hervé Chaves Barcelos —

Lorenzo Bistro

 

Ingredientes:

 

- 1/2 rúcula baby lavada

- 115 gr de tomate cereja inteiro

- 5 gr de manjericão desfolhado

- 110 gr de mussarela de búfala             fatiada

- 5 gr de sal

- 5 gr de alho picado

- 2 gr de pimenta do reino moída na hora

- 5 ml de redução de balsâmico

 

Modo de Preparo:

 

Em uma frigideira salteie os tomatinhos no azeite e alho, no final coloque as folhas de manjericão. Arrume o prato em faixas: a rúcula, a mussarela de búfala e os tomatinhos salteados. Regue a mussarela com azeite e pimenta do reino e o tomatinho com a redução de balsâmico.

 

Redução de balsâmico:

 

- aceto balsâmico - 250 ml

- açúcar mascavo - 1 colher de sobremesa

 

Modo de preparo:

 

Levar ao fogo brando em uma panela até engrossar em ponto de calda.

 

 

 

 

 

TRAZIDAS DIRETO DO CONGRESSO DO AMERICAN COLLEGE OF CARDIOLOGY 2011

> Estudo mostrou que a colocação de uma válvula aórtica por cateterismo em pacientes graves teve a mesma evolução daqueles trocaram suas válvulas por meio de cirurgia cardíaca.

 

> Novamente foi chamada atenção para o diabetes que dobra a chance de se ter obstruções de coronárias, sendo a isquemia no músculo cardíaco responsável por 75% das mortes relacionadas aos diabéticos. Isto equivale a dizer que praticamente todo diabético precisa precocemente dos cuidados de um cardiologista.

 

> Novos fármacos de uso mais fácil e mais eficazes estão chegando para substituir os anticoagulantes atuais no tratamento da arritmia cada vez mais freqüente chamada fibrilação atrial.

 

> Uma sessão sobre cardiologia do esporte ressaltou a importância de uma avaliação previa em jovens que almejam praticar esporte de competição , tendo sido apresentado casos de um jovem jogador de futebol de 17 anos e um de basquete de 10 anos com alterações na ressonância magnética e com risco de morte súbita.

 

> Nos EUA 44% dos pacientes que receberam um STENT não foram avaliados adequadamente antes desta indicação.

 

> Outro estudo mostrou que o uso de artérias radiais (do braço) na colocação de pontes em artérias coronárias são mais eficazes do que as realizadas com veias safena (da perna).

 

Previna-se

> Estudo Norueguês apresentado em 19 de abril, mostrou resultados surpreendentes em relação as gorduras trans existentes naturalmente em ruminantes. Num acompanhamento de 71.000 por 25 anos chegaram a conclusão que o consumo excessivo de lacticínios ou carne vermelha em homens aumentou em 21% a chance morrer de doença cardiovascular e dobra a chance em relação a obstrução de coronárias, já para as mulheres sobe para 62% e as mesmas chances de morrer de obstrução coronarianas que os homens. É bom saber que estes alimentos com menos gordura o risco é menor.

 

Para você saber…

> A intensificação de um programa para  que os profissionais de saúde de 153 hospitais americanos tenham maior atenção e freqüência em lavar as mãos, fez diminuir em 62% as infecções mais graves no CTI e em 45% em outros setores.

 

 > Estudo inglês apresentado em abril mostra que aqueles que sofreram um infarto aderem mais intensamente a melhores hábitos de vida  quando o cônjuge também melhora seus hábitos conjuntamente.             

 

> Um grande e importante estudo publicado no British Medical Journal de abril concluiu que o uso combinado de suplementação de cálcio e vitamina D ou mesmo só cálcio no intuito de diminuir o risco de fraturas, aumenta o risco de infarto no músculo do coração e ACV em 20%. Este assunto pode não estar completamente esclarecido mas neste momento não aconselho o uso de suplementação de cálcio associado ou não a vitamina D.

 

 > A American Heart Association acaba de divulgar novas recomendações a respeito do controle dos níveis altos de triglicérides. Deve-se basear inicialmente em atividade física regular e melhoria dos hábitos alimentares. Perda de peso quando for o caso e diminuição de carboidratos na comida também são medidas importantes.

 

C A R L O S  S C H E R R  S E R V .  C A R D I O L  Ó G I C O S  L T D A .                 

Rua Visconde de Pirajá, 595 — 1204 — Ipanema — Rio de Janeiro — CEP 22410-003

Site

www.scherr.med.br

E-mail

carlos.scherr@all.com.br
Telefone Consultório

(21) 2294-1544

Celular | Urgências

(21) 8145-8005

Skype

carlos.scherr.serv.cardiologicos

 

Caso deseje RETIRAR seu e-mail desta lista, favor enviar e-mail para:

carlos.scherr@all.com.br no campo ASSUNTO escreva: RETIRAR E-MAIL DO NEWSLETTER


Copyright (C) 2008 *| Carlos Scherr Serv. Cardiológicos LTDA |* Todos os Direitos reservados.