Ano Ill  -  número 06 -  junho/2011

 

 

 

* A Associação Americana de Lipides acaba de lançar novas recomendações a respeito da dosagem do colesterol no sangue para aqueles que tem história familiar de colesterol alto. O colesterol deve ser dosado em todos a partir dos 20 anos de idade e se o LDL for maior ou igual a 190 a origem familiar deve ser suspeita nesta faixa etária. O mesmo deve ser suspeito em crianças entre 9 e 11 anos com maior ou igual a 160. Mesmo crianças a partir de 2 anos com historia familiar de morte cardíaca prematura ou com os pais com colesterol muito alto devem ter seus níveis examinados.

 

 

 

 * Pessoas com hipertensão mascarada, ou seja pressão normal no consultório mas acima do normal no dia a dia, tem 48% de chance de desenvolver hipertensão. Este fenômeno acomete em torno de 10% da população, em especial os da raça negra quando mais que quadruplica.   

 

 

 

 

Comer bem

 

 

Bacalhau no Forno à Antiga

 

Para 4 pessoas

 

Ingredientes:

 

- 4 postas de bacalhau

    dessalgado               

- 1,5 kg de batatinhas

- Sal a gosto

- 300ml de azeite

- 3 dentes de alho

- 2 cebolas

- Salsa picada

 

 

Modo de Preparo:

 

Lave as batatinhas e leve-as ao fogo para cozinhar com pele em água temperada com sal.

Depois escorra-as e, com cuidado,  retire a pele. Num tabuleiro, deite 100ml de azeite, depois os dentes de alho e as cebolas, cortadas em rodelas, e, por cima, coloque as postas de bacalhau.

Em volta do bacalhau, disponha as batatas e, sobre cada posta, uma rodela de cebola. Regue com o restante  do azeite. Leve ao forno a 190º , cerca de 40 minutos, regando, uma vez por outra, com o próprio azeite. Sirva polvilhado com salsa picada e acompanha com salada a gosto e azeitona.

 

 

 

Previna-se

 

> Adotar bons hábitos de vida em relação ao aparelho cardiovascular desde a infância ou juventude como comer pouca gordura, mais frutas e vegetais, fazer exercícios regularmente, manter o peso, não fumar e consumir álcool ou refrigerantes moderadamente pode reduzir em até 80% a possibilidade de um adulto vir a ter um AVC. Apesar disto só 0,5% da população segue estas recomendações e somente 40% dos jovens fazem atividade física regular

 

> A aspirina é um dos medicamentos mais importantes para o tratamento de pacientes com obstruções arteriais como de carótidas ou coronárias,  deve-se ter atenção a possibilidade do efeito da aspirina sobre as plaquetas, que é evitar  a formação de trombos, ser anulada pelo uso de dipirona ou outros anti inflamatórios. Alem do mais recente estudo mostrou que comidas gordurosas  podem interferir diminuindo em 20% a performance da aspirina.

 

> Uma analise de 16 estudos mostrou que num acompanhamento entre 4 e 20 anos, mulheres que consomem até 1 drinque de bebida alcoolica por

dia tem menos chance de ter pressão alta que as que nunca bebem. O mesmo não foi verdadeiro para os homens. No entanto, beber mais de 3 drinques ao dia favorece a hipertensão em ambos os sexos.

 

 

Para você saber…

 

> Pouca informação sobre saúde é um preditor de mortalidade geral para pacientes com insuficiência na performance da contração do coração, foi a conclusão que chegou um estudo americano com 1.500 pacientes. Isto é diferente do que baixo nível socioeconômico, mas pode estar associado.

 

> Um estudo realizado no reino unido com milhões de mulheres em idade fértil constatou que o uso de anticoncepcionais de terceira geração contendo drospirinona apresentou 2 a 3 vezes maior risco de ter uma trombose venosa profunda (nas pernas) do que aquelas que usaram anticoncepcionais de uma geração anterior contendo levonorgestrel.

 

> A American Heart Association e o American College of  Cardiology fizeram uma recomendação recentemente a respeito do tratamento da pressão alta em pessoas acima de 80 anos : o alvo deve ser atingir uma pressão máxima entre 140 e 145, de preferência aumentando-se a dose gradativamente de um medicamento e, se necessário, aí sim adicionar um outro medicamento. Naqueles entre 65 e 79 anos o alvo deve ser uma pressão de 140/90 mmhg.

 

> Um raro estudo utilizou a técnica chinesa de relaxamento chamada tai chi em pacientes com coração com deficit de força de contração e chegou a conclusão que esta técnica pode melhorar a qualidade de vida destes pacientes.

 

> Estudo apresentado no congresso da Sociedade Americana de Hipertensão 2011 mostrou uma alta prevalência de hipertensão entre bombeiros americanos, mas o fato que pode ser extrapolado para a população de um modo geral é que 30% daqueles que tinham resposta exagerada da pressão no teste de esforço, estavam mal condicionados fisicamente.

 

 > No mesmo encontro um estudo realizado com pacientes hipertensos que bebiam ate 2 copos de café por dia mostrou um aumento da pressão arterial entre 1 e 3 horas após seu consumo.No entanto nenhum efeito deletério definitivo para o aparelho cardiovascular foi detectado.

 

 

C A R L O S  S C H E R R  S E R V .  C A R D I O L  Ó G I C O S  L T D A .                 

Rua Visconde de Pirajá, 595 — 1204 — Ipanema — Rio de Janeiro — CEP 22410-003

Site

www.scherr.med.br

E-mail

carlos.scherr@all.com.br
Telefone Consultório

(21) 2294-1544

Celular | Urgências

(21) 8145-8005

Skype

carlos.scherr.serv.cardiologicos

 

Caso deseje RETIRAR seu e-mail desta lista, favor enviar e-mail para:

carlos.scherr@all.com.br no campo ASSUNTO escreva: RETIRAR E-MAIL DO NEWSLETTER


Copyright (C) 2008 *| Carlos Scherr Serv. Cardiológicos LTDA |* Todos os Direitos reservados.