Ano Ill  -  número 08 -  agosto/2011

 

 

 

 

> O Hospital Johns Hopkins foi eleito pela 21ª vez consecutiva o melhor hospital americano. E os melhores em cirurgia cardíaca pela ordem este ano foram: Cleveland Clinic, Mayo Clinic, Johns Hopkins, Texas Heart Institute at St Luke's Episcopal, Massachusetts General, New York Presbyterian University,  Duke University Medical Center, Brigham and Women's Hospital, Ronald Reagan UCLA Medical Center, Hospital of the University of Pennsylvania.

 

 

 

 

Comer bem

 

Tuna Cassarole

 

Para 04 pessoas

 

Ingredientes:

 

225 gramas de massa noodles

140 gramas de ervilhas

30 gramas de margarina sem gordura trans

meia lata de sopa de creme de cogumelos

meia lata de atum, escorrido

30 ml de leite desnatado ou semi desnatado

70 gramas de queijo cheddar picado

 

 

Modo de Preparo:

 

Numa panela com água ponha um pouco de sal e deixe ferver. Cozinhar a massa na água fervente até ficar al dente. Adicione as ervilhas nos 3 minutos finais. Escorrer.

Passe a margarina na mesma panela em fogo médio. Adicione a sopa de cogumelos, atum, leite e o queijo cheddar. Mexa até que o queijo derreta e a mistura fique macia. Mexa as ervilhas e a massa até que fique uniforme.

 

 

Tempo de cozimento: 20 minutos

 

                       

 

Previna-se

 

> Estudo que comparou a ingestão de 40g de proteína de soja por dia ou a mesma quantidade de leite com 40g de carboidratos chegou a conclusão que os primeiros em substituição aos carboidratos podem resultar em pequenas, mas importantes diminuições na pressão arterial dos indivíduos.

 

> Dois novos estudos apresentados em Paris mostraram que a atividade física em idosos mantém o cérebro saudável e ativo quando comparados com aqueles com pouca atividade física ou que esta não seja regular.

 

> Um novo estudo mostrou que 80% das mortes súbitas podem ser atribuídas a um estilo de vida não saudável, pelo menos em mulheres. A pesquisa aponta que aderem a 4 itens de bom estilo de vida como: não fumar, estar no peso adequado, ter uma atividade física de pelo menos 30 minutos por dia e fazer uma alimentação estilo mediterrânea tiveram um risco 92% menor de morte súbita quando comparadas com as que não seguiam estas recomendações.

 

Para você saber…

 

> Recente estudo mostrou que pacientes com obstruções de coronárias ou de maior risco para isto acontecer, que estão em uso de aspirina e suspendem esta medicação, tem um risco maior de ter um infarto ou morrer de causa cardíaca, quando comparados com aqueles que seguem tomando. É preciso ter cuidado para não suspender aspirina para pequenos procedimentos.

 

> Foi recém lançado um monitor cardíaco para ser acoplado a smartphones. Este permite a realização de um eletrocardiograma em 30 segundos. Bom para emergências ou monitoramento de pacientes a distância.

 

> Estudo canadense mostrou que homens casados chegam mais rapidamente as emergências com queixas de dor no peito que os solteiros. O mesmo não acontece com as mulheres. Não esquecer que num evento cardíaco agudo uma das coisas mais importantes e definitivas é a rapidez do inicio do tratamento.

 

> Os melhores resultados obtidos até agora com a aplicação de células tronco para tratar angina de peito resistente ao tratamento convencional foram apresentados por um estudo de Chicago. O sucesso possivelmente se deve a um tipo específico de células utilizados, que foram injetadas diretamente no músculo do coração.

 

> O uso crônico de antiinflamatórios em idosos com pressão alta e obstrução de coronárias levou a dobrar a mortalidade cardíaca.

 

> Mulheres de meia idade que permanecem muito tempo sentadas parecem ter um maior risco de desenvolver embolia pulmonar. Atividade física e mental são fundamentais. Aquelas que ficam sentadas por 40 horas por semana tem o dobro de chance de ter uma embolia pulmonar quando comparadas com aquelas que ficam menos de 10 horas.

 

> A não aderência a uma medicação prescrita é um fato infelizmente bastante comum no dia a dia. Este fato leva só nos Estados Unidos a um gasto anual de 290 bilhões de dólares em doenças ou complicações que poderiam ter sido evitadas se os medicamentos fossem tomados como prescritos.

 

 

C A R L O S  S C H E R R  S E R V .  C A R D I O L  Ó G I C O S  L T D A .                 

Rua Visconde de Pirajá, 595 — 1204 — Ipanema — Rio de Janeiro — CEP 22410-003

Site

www.scherr.med.br

E-mail

carlos.scherr@all.com.br
Telefone Consultório

(21) 2294-1544

Celular | Urgências

(21) 8145-8005

Skype

carlos.scherr.serv.cardiologicos

 

Caso deseje RETIRAR seu e-mail desta lista, favor enviar e-mail para:

carlos.scherr@all.com.br no campo ASSUNTO escreva: RETIRAR E-MAIL DO NEWSLETTER


Copyright (C) 2008 *| Carlos Scherr Serv. Cardiológicos LTDA |* Todos os Direitos reservados.