Ano Ill  -  número 11 -  novembro/2011

 

 

 

 

Comer bem

 

Crocante de Cherne com Legumes e Arroz de Míscaros

(Hélio Loureiro—Chef Português)

 

Ingredientes:

4 folhas de brick

20 g de margarina

40 g de cenoura

40 g de couve-chinesa

2 cebolas médias

2 dentes de alho

30 ml de azeite

320 g de lombos de cherne limpo

Sal e pimenta

Farinha

1 limão

100 g de arroz Carolino

150 g de míscaros

Ervas frescas

Óleo para fritar

 

Molho branco

200 ml de vinho branco

40 g de cebola

30 g de alho-francês

10 grãos de pimenta

10 g de salsa

1 folha de louro

300 ml de natas

Sal a gosto.

120 g de margarina

 

Modo de Preparo:

Leve ao fogo uma frigideira com metade do azeite e salteie o alho picado, a cebola em meias-luas e os legumes em tiras muito finas. Tempere com sal e pimenta.

Marine os lombinhos de cherne em sumo de limão, sal e pimenta, passe-os por farinha e core-os em óleo bem quente.

Disponha as folhas de brick e em cada uma coloque uma porção de legumes salteados; no meio disponha um lombinho de cherne corado. Embrulhe e pincele com margarina. Leve a forno bem quente (180 graus) durante 5 minutos.

Leve o resto do azeite ao fogo num tacho, com uma cebola picada. Deixe alourar e adicione os míscaros lavados e cortados,  refogar um pouco; cozinhe o arroz em água.

Quando levantar fervura, junte o arroz e tempere com sal; reduza o fogo e deixe cozinhar cerca de 15 minutos.

Disponha num prato com pouco de molho branco e decore com um ramo de ervas frescas.

Leve ao fogo o vinho branco com a cebola cortada em meias-luas, a salsa em rama, a folha de louro, os grãos de pimenta e o alho-francês cortado em meias-luas.

Ferver até reduzir a seco o vinho. Adicione as natas e deixe ferver até reduzir a metade.

Retire do fogo e adicione a margarina em pedaços pequenos, misturando com a ajuda de umas varas. A este molho poderá adicionar mostarda antiga, ou açafrão, ou pasta de caril.

 

 

 

 

 

 

Previna-se

 

> Homens usando vitamina E mostraram um aumento na incidência de câncer de próstata num estudo que acompanhou um grande número de indivíduos por 10 anos.

 

> Homens jovens que tem uma alimentação rica em grãos, frutas e vegetais e pobre em alimentos com gorduras trans tem espermatozóides com maior mobilidade no sêmen. A mobilidade é um dos parâmetros mais importantes da qualidade do sêmen.

 

> Uma intensa melhora no estilo de vida de obesos com diabetes tipo 2 resultou em melhora de indivíduos com desordem do sono chamada apnéia do sono.

 

Para você saber…

 

> Uma série de estudos recentemente publicados traz a baila novamente o uso de vitaminas para prevenir doenças. Na maioria dos casos não há indicação de suplementação vitamínica e sim há necessidade de uma alimentação variada, sendo mais eficaz que as suplementações. Mesmo em idosos a indicação do uso de vitaminas está restrita a repor nos casos de deficiência.

 

> Estudo de Boston relacionou a presença da Síndrome de pernas inquietas em mulheres com a incidência maior de hipertensão arterial, semelhante com os movimentos dos braços durante o sono que está também relacionado a oscilações na pressão arterial.

 

> Estudo mostrou que o uso de terapia com hormônio redutor de androgênio associada a radioterapia em pacientes com câncer localizado de próstata, não trouxe aumento de mortalidade cardiovascular, apesar da aparição de alguns fatores de risco. 

 

> Pessoas com 55 ou mais anos de idade, obesos e com história familiar de diabetes, tem 19,9% a mais de chance de desenvolver diabetes.

 

> Um novo estudo com 16.718  mulheres mostrou que a suplementação de cálcio ocasionou um pequeno aumento, em torno de 5%, na incidência de infarto e AVC em relação as que não fizeram esta suplementação.

 

> Numa conferência no Canadian Cardiovascular Congress 2011 um médico começou dizendo que se os médicos querem que seus pacientes façam mais exercícios e comam melhor  eles deveriam se olhar no espelho .Estudos mostram que 38% dos médicos e 23% das médicas   estão acima do peso e somente 57% fazem atividade física regular e que   médicos com um estilo de vida saudável, tem mas sucesso no convencimento para seus pacientes   adotarem um estilo de vida mais saudável.

 

> Mulheres com infecção por HPV correm maior risco de   infarto e AVC independente da presença de outros fatores de risco para  o coração . Este estudo pode servir como base para a vacinação de HPV em   mulheres.

 

> Vacina para rotavírus em crianças diminuiu  dramaticamente   as internações por diarréia.

 

 > Na reunião anual da Sociedade Americana de Infectologia foi apresentado estudo mostrando que  1/3 dos pacientes portadores de HIV com alto grau de atividade viral, apresentam alterações no músculo do coração.Isto poderia ser devido entre outras coisas a longevidade maior destes pacientes e o acometimento de doenças cárdicas .

 

 

C A R L O S  S C H E R R  S E R V .  C A R D I O L  Ó G I C O S  L T D A .                 

Rua Visconde de Pirajá, 595 — 1204 — Ipanema — Rio de Janeiro — CEP 22410-003

Site

www.scherr.med.br

E-mail

carlos.scherr@all.com.br
Telefone Consultório

(21) 2294-1544

Celular | Urgências

(21) 8145-8005

Skype

carlos.scherr.serv.cardiologicos

 

Caso deseje RETIRAR seu e-mail desta lista, favor enviar e-mail para:

carlos.scherr@all.com.br no campo ASSUNTO escreva: RETIRAR E-MAIL DO NEWSLETTER


Copyright (C) 2008 *| Carlos Scherr Serv. Cardiológicos LTDA |* Todos os Direitos reservados.