Ano IV -  número 01 -  Janeiro/2012

 

 

 

Carlos Scherr e sua equipe desejam a todos um Ano Novo com muita paz, alegrias, realizações e muita, muita saúde.Esperamos ter contribuído durante todo o ano de  2011 para que nossos pacientes e amigos tenham mais informações a respeito de saúde principalmente cardiovascular e que para que com isto possam viver uma vida mais saudável e sem sustos com  qualidade de vida.

 

 

 

 

 

 

 

Comer bem

 

 

Salmão Fresco com Bifun e Teriaky

(Lilian Seldin—Locanda Della Mimosa)

 

Ingredientes para 4 pessoas:


640 grs de salmão  fresco sem pele

240 grs de massa japonesa bifun

40 ml de Molho teriaky

Sal e pimenta a gosto

60 ml de caldo de  legumes  ( comprar pronto ou fazer com 1 litro de água, sal, cenoura, cebola, alho poró)

 

Modo de Preparo:

 

Grelhar as fatias  de salmão numa frigideira anti-aderente. O ponto do salmão é pessoal, o certo é deixar meio cru por dentro.

Colocar uma panela de água com sal para ferver e cozinhar o macarrão bifun até que ele fique cozido (em torno de 2 minutos). Reservar com um pouco de óleo de milho.

Numa frigideira misturar o molho teriaky com o caldo de legumes.

 

Montagem:

Colocar em baixo a massa  já misturada com um pouco do molho teriaky, deixar o salmão e em volta colocar mais molho.

Enfeitar com alguma erva.

 

 

 

 

 

Previna-se

 

> Médicos da Universidade de Chicago comprovaram que aqueles que desenvolvem hipertensão arterial entre 41 e 55 anos tem maior risco de doenças cardiovasculares, obstrução de coronárias e AVC ao longo da vida que aqueles que apresentam a pressão alta mais tardiamente.

 

> O FDA recomenda que não se use mais do que 20mg do redutor de colesterol sinvastatina quando combinado com o uso do anti-arrítmico amiodarona. Esta associação é muito comum nos dias de hoje. Caso necessário uma dosagem superior, o melhor seria trocar por outra estatina.

 

> Estudo recém publicado mostrou que o uso de CPAP por pelo menos 3 meses em pessoas com apnéia do sono melhorou seus níveis de pressão arterial, gorduras e açúcar no sangue, alem da diminuição da circunferência  abdominal.

 

> Estudo australiano mostrou que os dois fatores que mais influenciam no risco de AVC são comer demais e comer com muito sal. Alem disto foram encontradas as seguintes relações : comer 3 pedaços de peixe por dia está associado a menos 6% risco de AVC, mais de 5 porções de frutas e vegetais 26% menos, carne todo dia 24% mais, leite desnatado menos que o integral, alto consumo de chocolate 29% a menos, 3 a 4 copos de café por dia 17% menos, mais de 3 xícaras de chás 21% menos e alto consumo de grãos integrais 21% menos incidência de eventos cardiovasculares.

 

 

Para você saber…

 

> Recente publicação a respeito da troca da válvula aórtica através de cateterismo mostrou ainda uma incidência importante de AVC nas primeiras 24 horas após este tipo de procedimento, mas também até 2 meses após. A substituição da cirurgia de peito aberto por este procedimento é um avanço mas ainda está restrito a pacientes sem possibilidades cirúrgicas.

 

> Novo estudo inglês não mostrou beneficio da suplementação de vitamina D na redução da incidência de doenças cardiovasculares ou mortalidade por estas doenças ou mesmo prevenir mortalidade de câncer. Continuamos sem dados definitivos para indicar esta vitamina como prevenção.

 

> O uso de frutose, o açúcar encontrado nas frutas pode ter os mesmos efeitos deletérios que a glicose em pacientes diabéticos. Portanto o consumo exagerado de frutas ou produtos delas pode ser tão ruim quanto o açúcar comum para estes pacientes.

 

> Foi publicado no final de dezembro o estudo de maior seguimento de pacientes idosos hipertensos. Indivíduos com pressão alta e media de idade de 72 anos foram acompanhados por 22 anos e a conclusão foi que para cada mês de tratamento adiciona-se 1 dia a mais de vida e que há menor mortalidade cardiovascular e incidência de AVC.

A outra mensagem é que quanto mais cedo se inicia o tratamento maiores são os benefícios.

 

> Para se prestar atenção no verão e principalmente durante o período de férias.  Pacientes que já tiveram câncer de pele tipo melanoma estão sob maior risco de ter este tipo de câncer novamente e de forma mais agressiva.A proteção passa pelo uso do filtro solar, chapéu e evitar exposição prolongada ao sol e em qualquer período de tempo após as 10 ou antes das 16h.

 

C A R L O S  S C H E R R  S E R V .  C A R D I O L  Ó G I C O S  L T D A .                 

Rua Visconde de Pirajá, 595 — 1204 — Ipanema — Rio de Janeiro — CEP 22410-003

Site

www.scherr.med.br

E-mail

carlos.scherr@all.com.br
Telefone Consultório

(21) 2294-1544

Celular | Urgências

(21) 8145-8005

Skype

carlos.scherr.serv.cardiologicos

 

Caso deseje RETIRAR seu e-mail desta lista, favor enviar e-mail para:

carlos.scherr@all.com.br no campo ASSUNTO escreva: RETIRAR E-MAIL DO NEWSLETTER


Copyright (C) 2008 *| Carlos Scherr Serv. Cardiológicos LTDA |* Todos os Direitos reservados.