Ano IV -  número 04 -  abril/2012

 

 

 

 

Aos nossos leitores, para esclarecimento. Todas as notas publicadas mensalmente nesta newsletter são provenientes de estudos publicados nas mais importantes revistas e jornais médicos do mundo, bem como dos mais importantes congressos do mundo de cardiologia, diabetes e especialidades afim. Todas as informações se referem ao mês anterior a edição de nossa news. Portanto não são opiniões pessoais e sim a mais pura e atualizada ciência mundial.

 

 

 

Robótica na medicina. Em Israel foi criado uma mosca-robô. Este  dispositivo será capaz de realizar procedimentos médicos como  “navegar” por veias e artérias, identificando obstruções e até mesmo portando medicamentos.

 

 

 

 

 

 Comer bem

 

Bacalhau Gratinado com Pão de Cereais

 

 

Ingredientes:

 

400 gr de bacalhau

200 ml de leite desnatado

2 folhas de louro

2 dentes de alho

400 gr de batatas cozidas com a casca

1 cebola média

1 colher de sobremesa de mostarda

200 ml de azeite extravirgem

4 pães de três cereais

 

 

 

Modo de Preparo

 

Escaldar o bacalhau no leite temperado com o louro e um dente de alho. Depois de escaldado, deixe arrefecer um pouco, lasque-o e reserve-o. Faça uma cebolada com o azeite, o alho, a cebola e uma folha de louro. Junte o bacalhau, a batata cortada em meias-luas e uma colher de sobremesa de mostarda.

Envolva tudo e rectifique o tempero. Abra o pão e toste um pouco no forno. Recheie com o bacalhau e leve ao forno durante 15 minutos para dourar.

Pode fazer esta receita usando broa de milho pequena.

 

 

Trazidas do American College of Cardiology 2012

 

> A depressão está presente em  até 50% dos pacientes com doença cardíaca e está relacionada a maior risco de morte. A depressão também foi associada ao tabagismo e ao sedentarismo.

 

> Um estudo com duração de 5 anos mostrou que pacientes com obstrução de coronárias que estejam estáveis e assintomáticos tem evolução semelhante se tratados só com medicamentos quanto aos que tiveram um stent intracoronario instalado.

 

> Dois estudos mostraram que pacientes que vêm as imagens de suas obstruções de coronária ou mesmo a presença de cálcio nelas tem 2,5 vezes mais chance de tomar sua medicação adequadamente e adotar bons hábitos de vida.

 

> Pacientes obesos e diabéticos respondem melhor ao tratamento quando associado a cirurgia de redução do estômago, conseguindo 4 vezes mais controle que os só com medicamentos.

 

> Foi discutida a necessidade de avaliação prévia para jovens atletas praticarem esporte de competição com vistas a prevenir a morte súbita. O exame físico criterioso associado a historia familiar são fundamentais. A realização de um eletrocardiograma e em alguns casos também de um ecocardiograma é apoiada pelos cardiologistas e pela maioria das organizações esportivas mundiais.

 

Previna-se

 

> Indivíduos que dormem menos tem mais dificuldade de perder peso, sem contar que nas horas insones alguns consomem mais comida.  

 

> Novo estudo mostra que pessoas que vivem numa vizinhança com fácil acesso à uma boa alimentação, como mercados com boas frutas, legumes e verduras e que apresentam facilidades para a prática de atividade física como ciclovias, quadras e/ou parques tem o dobro de chance de ter uma vida saudável em relação aos que não tem estas facilidades.   

 

Para você saber…

 

> Estudo com 3400 homens mostrou que aqueles que foram circuncisados até antes da primeira relação sexual tem 15% menos chance de desenvolver câncer de próstata. A provável explicação é que estes desenvolvem menos infecções e inflamações, o que esta associado a maior possibilidade de câncer.

 

> Apnéia do sono em grau de moderada a severa pode alterar a função do coração e aumentar seu tamanho. Estudo mostrou que após 6 meses de tratamento a espessura e o tamanho do coração diminuíram.

 

> Estudo europeu acompanhado por 11 anos mostrou que a dosagem do PSA é um bom parâmetro para evitar-se o câncer de próstata. Este resultado é diferente de um estudo americano semelhante.

 

> A aderência às dietas de um modo geral é muito baixa. Em março foi apresentado um estudo  mostrando que pacientes obesos que utilizaram um aparelho eletrônico aonde eles atualizam  sobre sua alimentação, sendo monitorados a distancia, apresentaram uma maior aderência a dieta e a atividade física.

 

 

 

C A R L O S  S C H E R R  S E R V .  C A R D I O L  Ó G I C O S  L T D A .                 

Rua Visconde de Pirajá, 595 — 1204 — Ipanema — Rio de Janeiro — CEP 22410-003

Site

www.scherr.med.br

E-mail

carlos.scherr@all.com.br
Telefone Consultório

(21) 2294-1544

Celular | Urgências

(21) 8145-8005

Skype

carlos.scherr.serv.cardiologicos

 

Caso deseje RETIRAR seu e-mail desta lista, favor enviar e-mail para:

carlos.scherr@all.com.br no campo ASSUNTO escreva: RETIRAR E-MAIL DO NEWSLETTER


Copyright (C) 2008 *| Carlos Scherr Serv. Cardiológicos LTDA |* Todos os Direitos reservados.