Ano IV -  número 06 -  junho/2012

 

 

 

 

Mais um estudo mostra que a suplementação de cálcio por via medicamentosa pode causar riscos para o coração. Mas desta vez esse estudo alemão recomenda a suplementação deste mineral através da alimentação para aqueles que necessitem suplementá-lo. Naqueles que mesmo assim necessitem suplementação via medicamentosa as doses deveriam ser baixas, pois doses maiores podem aumentar o risco de mortalidade cardiovascular.

 

 

 

 

 

 

 Comer bem

 

Peito de Pato Teryaki

 

 

Ingredientes:

 


2 peitos de pato

1 colher de sopa de óleo

1 colher de sopa de coentros picados

 

Molho Teryaki

 

100 ml de sakê

100 ml de vinho doce

100ml de molho de soja escuro

1 colher de sopa de açúcar

2 colheres de chá de gengibre ralado

1 colher de sopa de alho finamente picado

Modo de Preparo

 

Pique a pele do pato repetidamente com um garfo, para que a carne não encolha durante a cozedura. Numa frigideira, aqueça uma colher de sopa de óleo em  fogo médio. Doure o pato com a pele voltada para baixo cerca de 4 minutos. Volte o pato , tape a frigideira e deixe cozinhar mais dez minutos , reserve.

Prepare o molho Teryaki, misturando na totalidade os ingredientes acima descritos até o açúcar se dissolver. Coloque na frigideira e deixe ferver um pouco, mexendo sempre, durante cerca de 3 minutos ou até adquirir uma consitência espessa.

Coloque de novo o pato na frigideira e deixe cozinhar durante 15 minutos ou até o molho ficar tipo um xarope brilhante.

Sirva o pato cortado em fatias grossas e  regue com o molho, polvilhando com os coentros picados.

 

 

 

 

Previna-se

 

> Estudo italiano realizado com indivíduos saudáveis, mostrou que o consumo moderado de café (1 a 3 xícaras por dia), está associado a uma menor incidência de AVC. Porem, em pacientes com doenças cardíacas os resultados são controversos. 

 

 

> Pacientes com apneia obstrutiva do sono, que apresenta sonolência durante o dia, quando tratados adequadamente reduzem os riscos de desenvolverem hipertensão arterial. Já havia sido descrito também que nestes casos há também um beneficio do melhor controle da pressão arterial naqueles em tratamento.

 

 

> Crianças fumantes passivas, mesmo que nunca venham a fumar tem maior risco de doenças respiratórias mesmo na fase adulta.Não fumar nem ficar em ambientes fechados com quem fuma.

 

 

> Atenção: estudo mostrou que a suplementação da alimentação com certas ervas pode levar a falência importante do fígado.

 

 

> Mulheres engajadas em exercícios vigorosos diminuem a chance de desenvolverem psoríase em 25 a 36%, mostrou estudo recém-finalizado.

 

 

 

Para você saber…

 

 

> Pacientes portadores de HIV tem 4  vezes mais chance de ter morte súbita, ou seja morrerem de repente. Ainda sobre este tema está para ser aprovado um kit para detecção de HIV na residência das pessoas, rapidamente e feito pelo próprio paciente.

 

 

> Estudo mostrou que as medidas adotadas pela China para diminuir a poluição atmosférica durante os jogos olímpicos, teve como consequência a melhora dos marcadores de risco para doenças cardiovasculares em adultos jovens sadios neste período.

 

 

> Estudo recém apresentado no Europrevent 2012 mostrou que pacientes acometidos por infarto que apresentam quadro de baixo interesse ou prazer pelas atividades diárias, tem 2 vezes maior mortalidade que os que não apresentam estes sintomas.

 

 

> Pela primeira vez conseguiu-se através de manipulação laboratorial da pele de pacientes com falência avançada do coração, criar células capazes de regenerar as células doentes do músculo cardíaco.

 

 

> Estudo americano mostra inércia dos médicos no tratamento da pressão alta, principalmente nos pacientes de maior risco. 59,4% dos pacientes em Nova York não tem sua medicação ajustada adequadamente para controlar a pressão como recomendado pelos estudos.

 

 

 

 

 

C A R L O S  S C H E R R  S E R V .  C A R D I O L  Ó G I C O S  L T D A .                 

Rua Visconde de Pirajá, 595 — 1204 — Ipanema — Rio de Janeiro — CEP 22410-003

Site

www.scherr.med.br

E-mail

carlos.scherr@all.com.br
Telefone Consultório

(21) 2294-1544

Celular | Urgências

(21) 8145-8005

Skype

carlos.scherr.serv.cardiologicos

 

Caso deseje RETIRAR seu e-mail desta lista, favor enviar e-mail para:

carlos.scherr@all.com.br no campo ASSUNTO escreva: RETIRAR E-MAIL DO NEWSLETTER


Copyright (C) 2008 *| Carlos Scherr Serv. Cardiológicos LTDA |* Todos os Direitos reservados.