Ano IV -  número 09 -  setembro/2012

 

 

 

 

Novo estudo mostrou que homens mais velhos adeptos a uma dieta estilo mediterrânea que usa boas quantidades de azeite de oliva, podem ter menos osteoporose. Este é mais um estudo mostrando os benefícios deste tipo de alimentação como os inúmeros outros em relação ao aparelho cardiovascular.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 Comer bem

 

 

Linguado cozido recheado com cogumelos frescos

 

 

 

Ingredientes:

 

tomilho a gosto
200 gr de linguado em filés
100 gr de camarão sete barbas
2 unidade(s) de camarão pistola
alecrim  a gosto
60 gr de margarina

100 gr de champignon fresco
sálvia a gosto
estragão a gosto
1 colher (café) de curry
50 ml de vinho branco
100 gr de batata bolinha
sal a gosto
pimenta-do-reino preta a gosto

 

 

Modo de Preparo

 

 

Corte os cogumelos em pequenos cubos. Refogue utilizando metade da manteiga. Acrescente o vinho branco e deixe reduzir até secar.
Tempere os filés de linguado e os
camarões com o sal e a pimenta-do-reino. Corte os filés no meio no sentido longitudinal acompanhando a risca que divide os dois filés.
Cubra-os com cogumelos refogados, coloque os camarões por cima dos cogumelos e enrole de forma que os camarões fiquem no centro.
Leve o peixe ao vapor por aproximadamente 15 minutos.
Misture as ervas picadas e o curry com o restante da manteiga e leve ao fogo por alguns segundos.
Coloque por cima do linguado acompanhado de batatas ao vapor.

 

 

 

 

TRAZIDAS DO EUROPEAN CONGRESS OF CARDIOLOGY— MUNICH AGOSTO 2012

 

 

> A proibição do fumo em lugares públicos na cidade de Bremen na Alemanha resultou na diminuição da incidência de infarto na população em 16% nos dois anos seguintes a esta medida. A maior diminuição foi entre os não fumantes, que deixaram de ser fumantes passivos. Não houve beneficio para aqueles que continuaram fumando.

 

> Estudo americano com 12.785 indivíduos, acompanhados por 14,3 anos, mostrou que aqueles com aumento da circunferência abdominal (gordura localizada na barriga), mesmo sendo magros e portanto no seu peso desejável, tem duas vezes mais risco de mortalidade geral e 2,75 mais vezes de morrer do coração quando comparados com aqueles que possuem peso e cintura dentro do desejável.

 

> Estudo suíço com jovens entre 9 e 20 anos de idade, mostrou que aqueles que declararam fumar cigarros ao menos uma vez por semana tinham artérias do pescoço (carótidas) mais espessas do que os que nunca fumaram. Estas artérias ficam com características de envelhecidas, ou seja, iniciam mais precocemente o processo de doença.

 

> Uma nova técnica poderá ajudar pacientes com hipertensão arterial (pressão alta) de difícil controle, ou seja, que apesar de bons hábitos de vida como observar o peso desejável, ter uma atividade física, diminuir o sal da comida e o controle possível da ansiedade e tomar adequadamente ao menos 3 tipos diferentes de medicamentos e mesmo assim não terem sua pressão controlada. Esta técnica consiste em "queimar"ou ablar os nervos renais através de cateterismo. Este procedimento diminui a pressão máxima em torno de 20 a 30mmhg. Mas isto não representaria definitivamente a abolição da necessidade de medicamentos, mas sim a diminuição dos riscos.

 

> Estudo Suíço em 1070 atletas de competição, com idade média de 19 anos mostrou que o eletrocardiograma é uma boa arma e de baixo custo para identificar aqueles que correm riscos durante treinamentos ou competições. Um total de 6,3% dos atletas necessitaram fazer outros exames para esclarecimento de anormalidades encontradas e 2% apresentavam anormalidades cardíacas, sendo que 0,4% do total corriam risco de morte súbita.

 

> Estudo Francês mostrou um declínio na mortalidade por infarto, mas ao mesmo tempo revelou um aumento substancial de infarto em mulheres com menos de 60 anos de idade. Este aumento se correlaciona com o aumento de fumantes e de obesidades entre as mulheres.   

 

> Distúrbios do sono estão presentes em 30% dos adultos, chegando a 50 % nos com mais de 65 anos de idade e estes tem 45% mais chance de morrer do coração.

 

> O vinho tinto segue como uma boa medida, quando consumido moderadamente, mas a explicação para os efeitos benéficos em relação ao coração ainda não chegou a um ponto definitivo. 

 

> Mais um estudo mostrou que nem todas as obstruções de artérias coronárias se beneficiam com o implante de STENTS ou quaisquer outros procedimentos alem do uso das medicações apropriadas, nas doses corretas e acompanhadas pela melhoria dos hábitos de vida.

C A R L O S  S C H E R R  S E R V .  C A R D I O L  Ó G I C O S  L T D A .                 

Rua Visconde de Pirajá, 595 — 1204 — Ipanema — Rio de Janeiro — CEP 22410-003

Site

www.scherr.med.br

E-mail

carlos.scherr@all.com.br
Telefone Consultório

(21) 2294-1544

Celular | Urgências

(21) 8145-8005

Skype

carlos.scherr.serv.cardiologicos

 

Caso deseje RETIRAR seu e-mail desta lista, favor enviar e-mail para:

carlos.scherr@all.com.br no campo ASSUNTO escreva: RETIRAR E-MAIL DO NEWSLETTER


Copyright (C) 2008 *| Carlos Scherr Serv. Cardiológicos LTDA |* Todos os Direitos reservados.