Ano IV -  número 10 -  outubro/2012

 

 

 

 

Foi apresentado no Congresso Americano de pesquisa em hipertensão  um estudo italiano   que vincula a hipertensão de difícil controle nas mulheres à má qualidade do sono. Elas teriam o dobro da possibilidade de ter uma pressão não adequadamente nos níveis desejados. Portanto, tratar a insônia pode ser de grande ajuda no tratamento da pressão alta. Isto também reforça a importância da qualidade do sono em relação a quantidade do sono.

 

 

 

 

 

 Comer bem

 

Fusilli com aspargos ao creme de camarão com queijo camembert

 

Ingredientes:

 

500 gr. de massa tipo fusilli (grano duro)
500 gr. de camarão médio descascado
180 gr. de queijo camembert
5 talos de aspargos cortados em pedaços
1 taça de vinho branco seco
azeite extra virgem
1 limão
2 litros de água gelada
1 cebola pequena
2 dentes de alho
salsinha
sal
pimenta do reino

 

 

Modo de Preparo

 

Lavar os camarões secando após com papel toalha, temperar em seguida com o suco do limão. Aqueça em uma frigideira uma colher de sopa de azeite extra virgem e solte os camarões para que cozinhem por 3 minutos (na própria água que solta dos camarões). Retire-os da frigideira e solte-os em um recipiente com a água gelada por aproximadamente 2 minutos; escorra e reserve-os.
Aqueça novamente na frigideira duas colheres de sopa de azeite extra virgem, frite o alho cortado em cubinhos até liberar o aroma, formando uma película (não dourá-los), em seguida junte a cebola cortada em cubos bem pequenos, acrescentando os camarões, sal e pimenta do reino a gosto, frite-os até dourá-los.
Coloque a taça de vinho branco para flambar um pouco, acrescentando em seguida os aspargos. Junte por fim o queijo camembert deixando-o derreter, salpicar a salsinha sobre o prato para servir.

Preparo da Pasta:

Escorra o fusilli cozido al dente e monte o prato, colocando sobre a pasta o creme.


 

 

Previna-se

 

> Estudo italiano mostrou que o consumo de flavonóides do cacau em idosos com leves distúrbios do comportamento, nas quantidades de 990mg e 520mg por dia, pode preservar o cérebro e o coração, este pela diminuição da pressão arterial máxima.

 

> Outro estudo também com chocolate ou pó de cacau enriquecido com flavonóides mostrou beneficio em relação a diminuição da pressão arterial. A diminuição não foi grande mas significante em relação ao outro grupo que não recebeu a mesma suplementação.

 

> Estudo inglês com pessoas de meia idade mostrou que permanecer ativo com exercícios em torno de 2,5 horas por semana está relacionado com a diminuição de marcadores inflamatórios, que está diretamente relacionada a doenças cardiovasculares.

 

> Um programa de exercícios que incorporou alongamento e treinamento do equilíbrio nas atividades diárias de idosos australianos com idade em torno de 70 anos, ajudou na melhora da capacidade funcional e diminuiu em 1/3 as quedas destes num período de 1 ano.

 

> Estudo apresentado no encontro anual sobre obesidade revelou que bebidas para consumo nas atividades esportivas colaborou para ganho maior de peso em 11.000 crianças entre 9 e 15 anos quando consumidas diariamente, do que a ingestão de  bebidas adoçadas com açúcar.

 

 

Para você saber…

 

 

 

> Pessoas portadoras de tipo sanguíneo “O” tem menos chance de ter doença coronariana, enquanto aqueles do tipo AB são os que estão mais sujeitos a ela. Estes são dados de 2 novos estudos recentemente publicados. 

 

> Estudo da Universidade da Califórnia mostrou que homens jovens e saudáveis que  acrescentaram avelãs diariamente na sua alimentação melhoraram a qualidade do seu sêmen. Talvez este fato no futuro possa ajudar em alguns casos de infertilidade, mas nenhuma conclusão pode ser tirada até este momento.

 

> Uma analise conjunta de vários estudos mostrou uma possibilidade maior de ocorrer um AVC em pacientes submetidos a cirurgia de revascularização miocárdica (pontes ou by pass), para vencer obstruções coronarianas causadas por placas de gordura, do que quando tratados através de angioplastia/colocação de Stents. Isto no entanto não deve influenciar na decisão de qual o melhor destes métodos para cada paciente.

 

> Curiosidades sobre longevidade: mulheres japonesas de 65 anos tem uma expectativa de vida 3.7 anos maior americanas da mesma idade. Já os homens japoneses da mesma faixa etária vivem 1.3 anos a mais que seus pares americanos. Para isto contam hábitos de vida como a alimentação por exemplo e a obesidade com suas consequências.

 

> Um aparelho que ajuda o trabalho do coração de crianças na fila de transplante com vários tamanhos, parece poder prolongar a vida destes pacientes enquanto esperam solução mais definitiva.

 

 

 

C A R L O S  S C H E R R  S E R V .  C A R D I O L  Ó G I C O S  L T D A .                 

Rua Visconde de Pirajá, 595 — 1204 — Ipanema — Rio de Janeiro — CEP 22410-003

Site

www.scherr.med.br

E-mail

carlos.scherr@all.com.br
Telefone Consultório

(21) 2294-1544

Celular | Urgências

(21) 8145-8005

Skype

carlos.scherr.serv.cardiologicos

 

Caso deseje RETIRAR seu e-mail desta lista, favor enviar e-mail para:

carlos.scherr@all.com.br no campo ASSUNTO escreva: RETIRAR E-MAIL DO NEWSLETTER


Copyright (C) 2008 *| Carlos Scherr Serv. Cardiológicos LTDA |* Todos os Direitos reservados.