Ano IV -  número 12 -  dezembro/2012

 

 

 

Mais um ano chega ao seu final e toda a equipe desta newsletter mensal gostaria de agradecer os incentivos provenientes de vários leitores. Esperamos que nosso objetivo de levar informações de alta qualidade e absolutamente atualizadas provenientes das fontes mundiais mais confiáveis possa melhorar a qualidade da saúde de nossos leitores.

Desejamos a todos um excelente fim de ano e um próximo ano repleto de saúde, realizações e alegrias. Carlos Scherr e equipe. 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 Comer bem

 

 

Caldeirada Portuguesa

(Roberto Cardim)

 

 

Ingredientes:

 

3 postas de peixe (garoupa)

2 cebolas picadas

2 tomates picados sem pele

3 folhas de louro

1 alho poró fatiado bem fino

1 pimenta dedo de moça picada

1 molho de coentro picado

3 batatas fatiadas bem finas

suco de 1 limão

sal grosso

azeite extra virgem

 

 

 

Modo de Preparo

 

Coloque sal no peixe e deixe salgar. Em uma panela, adicione o azeite, as cebolas, os tomates, a folha de louro, o alho poró, a pimenta, as batatas, o coentro e o suco de limão. Por último, coloque o peixe na panela, tampe e cozinhe em fogo baixo, sem mexer, até que as batatas fiquem macias.

 

 

Previna-se

 

> Estudo apresentado no congresso da American Heart Association mostrou que após 6 meses de consumo diário de 30g de linhaça por indivíduos com pressão alta houve uma diminuição de 10 mmHg na pressão máxima e 7 mmHg na mínima. Bom resultado, pois pacientes podem necessitar de menos remédio ou mesmo aqueles com a pressão levemente aumentada poderiam não necessitar de medicamentos.

 

> Para se pensar: estudo mostrou que praticar meditação transcendental diariamente por 20 minutos, diminuiu a mortalidade por todas as causas, mortalidade cardiovascular, infarto,  AVC, necessidade de cirurgia ou angioplastia, ou mesmo hospitalizações por motivos cardiovasculares em um grupo de pacientes com obstruções de coronárias comparados com os que só receberam instruções focadas no coração.

 

> Sinais de envelhecimento como calvície e bolsas de gordura nas pálpebras podem significar maior risco de obstruções coronarianas como mostrou estudo dinamarquês.

Ter gordura nas pálpebras aumentou o risco de infarto em 35% e 40% se apresentassem calvície tipo coroinha no topo da cabeça.

 

 

 

Para você saber…

 

 

> O número de pacientes que sobrevivem a uma parada cardíaca dentro de um hospital americano aumentou de 13,7% no ano 2000 para 22,3% em 2009. Além disto recente estudo mostra também a  diminuição das sequelas neurológicas nestes sobreviventes.

 

>Segundo pesquisa recém-publicada provavelmente em breve não se exigirá jejum prolongado para se colher amostra sanguínea para dosar colesterol total e HDL colesterol como é a pratica atual.

 

> Um pequeno estudo realizado em Harvard comparou os danos ocasionados no cérebro de jogadores de futebol pelo impacto de constantes cabeceadas com o de nadadores de competição e verificou que nos futebolistas havia uma alteração negativa na matéria branca cerebral.

 

> A presença de gordura no fígado pode estar associada há uma maior presença de câncer hepático mesmo sem outra doença previa neste órgão.

 

> A análise de 23 estudos clínicos mostra que injetar cortisona na coluna para combater dores de ciática traz mínimos benefícios.

 

> Um estudo realizado com a administração diária de um multi vitamínico não mostrou qualquer beneficio na prevenção de doenças cardio vasculares.cs131

 

 

> Pacientes com alterações genéticas de propensão a Alzheimer já apresentam estas em torno dos 20 anos de idade, muito longe de apresentarem quaisquer tipo de sintomas. Estes estudos poderiam identificar estes pacientes e possibilitar o inicio do tratamento muito precocemente o que poderia trazer melhor resposta ao tratamento.

 

 

 

 

C A R L O S  S C H E R R  S E R V .  C A R D I O L  Ó G I C O S  L T D A .                 

Rua Visconde de Pirajá, 595 — 1204 — Ipanema — Rio de Janeiro — CEP 22410-003

Site

www.scherr.med.br

E-mail

carlos.scherr@all.com.br
Telefone Consultório

(21) 2294-1544

Celular | Urgências

(21) 8145-8005

Skype

carlos.scherr.serv.cardiologicos

 

Caso deseje RETIRAR seu e-mail desta lista, favor enviar e-mail para:

carlos.scherr@all.com.br no campo ASSUNTO escreva: RETIRAR E-MAIL DO NEWSLETTER


Copyright (C) 2008 *| Carlos Scherr Serv. Cardiológicos LTDA |* Todos os Direitos reservados.