Ano V -  número 01 -  janeiro/2013

 

 

 

 

 

Estudo americano concluiu que pacientes atendidos em emergências  superlotadas ou em dias de maior movimento, apresentam mortalidade hospitalar 5% maior do que quando  atendidos em dias ou locais menos assoberbados de trabalho.

 

 

 

 

 

Comer bem

 

 

Mexilhões com tomate e pimenta

 

 

 

Ingredientes:

 

2 Tomates Maduros

2 Colheres sopa de azeite de oliva extra virgem

1 dente de alho, cortadinho

1 Cebola, cortadinha

1 pimenta vermelha tipo chilli, sem sementes e picadinha

1 copo pequeno de vinho branco seco

1 colher de sopa de polpa de tomate

1 pitada de açúcar

1 kg de mexilhões limpos

1 punhado de manjericão frescos

 

 

 

Modo de Preparo

 

1)retire a casca do tomate. Corte em quartos, e retire as sementes. Pique grosseiramente.

2)Aqueça o azeite numa panela funda com tampa. Adicione o alho, cebola e a pimenta chilli, e refogue por 2 ou 3 minutos. Adicione o vinho branco, a polpa de tomate, o açúcar, sal e pimenta. (os mexilhões são naturalmente salgados, portanto cuidado com a quantidade de sal). Deixe tudo misturar durante mais 2 minutos.

3)Adicione os mexilhões e misture bem com o refogado. Tampe a panela e deixe ferver durante 3 minutos. Sacuda a panela de vez em quando e verifique se as conchas estão abrindo. Descarte os mexilhões que não abrirem. Divida a porção em 2 bowls e acrescente o manjericão.

Lembre-se de guardar um bowl para ir jogando as conchas vazias.

 

 

Previna-se

 

> Atenção para a época de férias/verão: neste período as emergências recebem mais pacientes com arritmias cardíacas, o chamado coração em festa. Estas alterações do ritmo do coração costumam aparecer mesmo em pessoas sem doenças no coração por excesso de consumo de bebidas e /ou de álcool. Cuidado com os exageros e não se esqueçam de se hidratar principalmente os mais velhos e crianças.

 

> O ato dos filhos jantarem diariamente com os pais parece trazer bons hábitos alimentares para as crianças , quando estas são incentivadas durante as refeições a comerem mais frutas, legumes e verduras.

 

> Programas intensivos de melhora do estilo de vida com emagrecimento, atividade física e melhora dos hábitos alimentares comparados com atitudes menos intensivas mostraram a possibilidade de remissão parcial do diabetes e até mesmo a normalização do açúcar no sangue.

 

> Um adulto não deve consumir mais de 40mg de cafeína por dia, portanto é bom ler o conteúdo nas bebidas chamadas energéticas.

 

Para você saber…

 

 

> As novas diretrizes da sociedade americana de câncer recomendam que os tabagistas e ex-tabagistas com idade entre 55 e 74 anos com uma história de tabagismo do equivalente a mais de 30 anos-maço  e que continuam a fumar ou pararam nos últimos 15 anos – sejam triados anualmente com a tomografia de tórax ao invés da radiografia simples.

 

> A analise de um conjunto de estudos mostrou que aqueles que se percebem estressados tem maior risco de sofrerem de obstrução das coronárias e ter um infarto.

 

> A incomoda preparação para a colonoscopia pode estar chegando ao fim, a possibilidade da analise virtual do intestino via tomografia ou uma nova versão da pesquisa de sangue oculto na analise das fezes colhidas em casa podem reconhecer pólipos que possam vir a se tornar cancerosos.

 

> Em pacientes com o vírus HIV sob controle com os medicamentos atuais, mas que são fumantes, o cigarro aumenta todas as formas de mortalidade e acima da causada pelo próprio vírus, alem de tirar mais anos de vida do que o HIV.

 

> Nos últimos dados apresentados sobre mortalidade no mundo, referentes ao ano de 2010 as doenças não infecciosas como infarto ou AVC foram responsáveis por 1 em cada 4 mortes. Esta relação era de 1 para 5 em 1990 e são as campeãs em mortalidade. O numero de diabéticos dobrou e o de mortes por câncer subiu 38%.

 

> Para pensar no verão : homens americanos entre 20 e 40 anos consomem 150 calorias por dia provenientes de bebidas alcoólicas e as mulheres a metade desta quantidade, porem 19% deles consumem 300 calorias/dia e 12% delas mais de 150 calorias/dia. Esta quantidade representa um aporte excessivo de calorias contribuindo bastante  para o aumento do peso corporal.

 

 

 

 

C A R L O S  S C H E R R  S E R V .  C A R D I O L  Ó G I C O S  L T D A .                 

Rua Visconde de Pirajá, 595 — 1204 — Ipanema — Rio de Janeiro — CEP 22410-003

Site

www.scherr.med.br

E-mail

carlos.scherr@all.com.br
Telefone Consultório

(21) 2294-1544

Celular | Urgências

(21) 8145-8005

Skype

carlos.scherr.serv.cardiologicos

 

Caso deseje RETIRAR seu e-mail desta lista, favor enviar e-mail para:

carlos.scherr@all.com.br no campo ASSUNTO escreva: RETIRAR E-MAIL DO NEWSLETTER


Copyright (C) 2008 *| Carlos Scherr Serv. Cardiológicos LTDA |* Todos os Direitos reservados.