Ano V -  número 02 -  fevereiro/2013

 

 

 

 

 

Estudo sueco mostrou que aqueles que relatam assistir televisão por mais tempo na idade de 16 anos apresentaram o dobro da incidência de distúrbios metabólicos aos 43 anos, em relação aqueles que só assistem 1 vez por semana.Mesma conclusão foi observada quando comparados os que fazem atividade física diária com os que fazem eventualmente.A conclusão final foi que o risco metabólico esta relacionado a quantidade de atividade física e ao tempo que a pessoa fica vendo TV, o primeiro benéfico e o segundo maléfico.

 

 

 

Comer bem

 

Involtini de salmão ao aroma de gengibre

 

SPA Posse do Corpo

 

Ingredientes:

 

 

Involtini:

 

4 filés de salmão frescos (80g cada)

100g de salmão defumado fatiado

1 colher de chá de alho amassado

1 colher de sopa de cebola

1 colher de chá de sal

 

 

Molho de gengibre:

1 colher de sopa de ciboullette picada

1 colher de chá de gengibre ralado

1 colher de chá  de salsinha picada

Sal e suco de limão a gosto

 

 

 

Modo de Preparo

 

Molho de gengibre:

Numa tigela, colocar a ciboullette, o gengibre, o suco de limão e a salsinha, adicionar o sal. Misturar bem e reservar.

 

 

Involtine:

 

Numa tigela, colocar os filés de salmão e temperar com alho, cebola e sal. Deixar descansar por 10 minutos até pegar sabor. Em seguida, enrolar cada filé de salmão fresco, escorrido do tempero, numa fatia de salmão defumado. Aquecer uma frigideira e grelhar o salmão de todos os lados.

Reservar. Distribuir o salmão grelhado no centro de cada um dos pratos e dispor o molho de gengibre ao lado.

 

 

    Rendimento: 4 porções de 175 Kcl

 

 

Previna-se

 

> Programas de prevenção secundaria, isto é para pessoas com historia de infarto ou que tenham sido submetidas a implante de STENT ou mesmo a uma cirurgia de ponte de safena, que estão sob tratamento medicamentoso adequado segundo as diretrizes internacionais e que são submetidos a atividade física regular, tem obtido uma redução da mortalidade geral em 20%, da mortalidade cardíaca em 26% e de novos infartos não fatais em 26%. Exercício regular é fundamental para quem não quer ter doença no coração e também para os que já tem.

 

Apesar de 70% dos escolares americanos entre 6 e 11 anos de idade praticarem ao menos 60 minutos de atividade física de moderada a vigorosa diariamente e 54% destes não ficarem mais de 2 horas por dia sentados em frente a TV ou computador, somente 2 em cada 10 destas crianças estão dentro dos dois critérios simultaneamente.

 

> Um acompanhamento de mais de 90.000 mulheres por 18 anos, mostrou que aquelas que consumiam mais blueberries, morangos, beringela, amoras, e groselha preta  em relação as que se alimentaram menos destes frutos tiveram uma diminuição de 32% na incidência de infartos do miocárdio.

 

> Numa revisão de vários estudos com usuários de maconha, encontrou-se uma relação de maior risco para AVC.Também verificou-se um risco maior para angina (dor no peito) e infarto do miocárdio inclusive em jovens. Houve um aumento da incidência de infarto de 4.8 vezes maior na primeira após o individuo ter fumado um baseado.

 

 

Para você saber…

 

 

> O FDA esta recomendando a redução á metade da dose usual do medicamento Zolpidem usado para induzir o sono, com vistas a diminuir a sonolência pela manhã.

 

> Desde a instituição da lei que proibiu o tabagismo em lugares públicos da Inglaterra houve uma significativa diminuição das internações de crianças com o asma brônquica.

 

> Uma analise de 16 estudos com mais de 90.000 pacientes acompanhados por 6  anos mostrou que homens apresentando disfunção erétil, mesmo os mais jovens tem maior risco para doença cardiovascular. Importante notar que em 9 dos estudos os homens  tinham menos de 55 anos. O aumento de risco para infarto foi de 62%

 

> Os médicos americanos na tentativa de melhorar a aderência aos tratamentos, isto é fazer que os pacientes tomem efetiva e adequadamente suas medicações, estão recomendando o uso de embalagens com os dias da semana e frascos que tocam um alarme senão forem abertos  nos horários pré  programados.

Isto é de fundamental importância, principalmente em doenças de tratamento crônico como a maioria das cardíacas e o diabetes por exemplo.

 

>  A retirada cirúrgica do útero em mulheres jovens pode estar associada a uma aceleração do declínio cognitvo, fato, entretanto que pode ser revertido com o uso de hormônio.

 

> Estudo americano comparou os efeitos da ingestão de glicose e da frutose (açúcar das frutas), em relação a saciedade da fome e chegaram a conclusão que a frutose não inibe a sensação de fome e poderia estar associada a maior ingestão de alimentos e ao ganho de peso.

 

 

 

 

 

 

C A R L O S  S C H E R R  S E R V .  C A R D I O L  Ó G I C O S  L T D A .                 

Rua Visconde de Pirajá, 595 — 1204 — Ipanema — Rio de Janeiro — CEP 22410-003

Site

www.scherr.med.br

E-mail

carlos.scherr@all.com.br
Telefone Consultório

(21) 2294-1544

Celular | Urgências

(21) 8145-8005

Skype

carlos.scherr.serv.cardiologicos

 

Caso deseje RETIRAR seu e-mail desta lista, favor enviar e-mail para:

carlos.scherr@all.com.br no campo ASSUNTO escreva: RETIRAR E-MAIL DO NEWSLETTER


Copyright (C) 2008 *| Carlos Scherr Serv. Cardiológicos LTDA |* Todos os Direitos reservados.