Ano V -  número 04 -  abril/2013

 

 

 

 

 

 

Nos Estados Unidos 11,7% dos implantes de angioplastia/STENTS em pacientes estáveis foram      considerados inapropriados ou desnecessários. São indicações não de acordo com as diretrizes internacionais.

 

 

                                         

 

 

 

Comer bem

 

Salmão ao vapor com caviar e creme de espinafres

(Antônio Vieira—Portugal)

 

Ingredientes:

 

4 filés  de salmão

50g de caviar

300g de taglioline

500g de espinafres frescos

100ml de creme de leite fresco

1 dente de alho

50m de óleo

Sal e pimenta

 

 

Modo de Preparo

 

Salteie os espinafres em óleo e um pouco de alho.

Coloque depois os espinafres num  copo misturador com o creme de leite fresco e faça um purê fino.

Leve ao fogo até ferver e tempere com sal e pimenta.

Corte o salmão em tranchas de 150g e cozinhe em vapor durante 4 minutos.Cozinhe a massa separadamente em água temperada.

Coloque o creme de espinafres no fundo do prato, as tranchas de salmão, o caviar por cima e, por último, a massa a acompanhar.

 

 

Trazidas do American College of Cardiology Annual Meeting 2013

 

 

> Uma análise do corpo de múmias feita através de tomografia computadorizada mostrou a presença de placas de gordura nas artérias entre 26 a 60% das 137 múmias estudadas falecidas em média aos 43 anos de idade. Isto reacende a discussão das origens das obstruções coronarianas por exemplo.

 

> Mais um estudo aponta como de fundamental importância o inicio rápido do tratamento do infarto do miocárdio. As duas técnicas empregadas foram eficazes, mas o fundamental é o tempo. Se for curto como até no máximo 3 horas do inicio dos sintomas, a gravidade e a necessidade de procedimentos mais agressivos pode ser diminuída em dois terços.

 

> A eficácia do exercício para a prevenção e mesmo o controle de doenças cardiovasculares amplia cada vez mais suas indicações. Ressalta ainda que nos obesos ou somente acima do peso ideal devem iniciar os exercícios de maneira gradativa para obter maiores benefícios.

 

> Estudo com 1.000 fumantes obteve em torno de 40% de sucesso na interrupção deste vicio. Houve aumento de peso principalmente entre aqueles já acima do peso, o que reforça a necessidade de um bom apoio psicológico para combater a ansiedade provocada pela abstinência e de um programa de melhora do estilo de vida concomitantes.

 

> Dificuldade de dormir, má qualidade do sono podem ser sinais iniciais do mal de Alzheimer foi o que apontou acompanhamento de 107 indivíduos, sendo 49 idosos sem alterações de comportamento.

 

> Atenção ao uso do antibiótico azitromicina em pacientes com propensão a arritmias cardíacas. O uso deste medicamento pode estar associado ao agravamento deste quadro. O antibiótico por si só continua com boa indicação nos casos adequados para a população de um modo geral.

 

> Dados americanos mostram que lá somente 46% dos pacientes com pressão alta estão adequadamente controlados e 33% dos com colesterol alto estão com os níveis recomendados. Não basta prescrever o ingerir medicamentos precisa haver um acompanhamento e as metas devem ser atingidas.

 

> Um estudo com a suplementação de altas doses de vitaminas não se mostrou benéfico em relação ao placebo para morte, infarto, hospitalização por angina ou necessidade de intervenção cirúrgica em pacientes com obstrução de coronárias.

 

> Dez por cento de todas as mortes no mundo são devidas a AVC.

 

> Mais de 33% dos que dormem menos de 6 horas por dia são obesos, talvez pelo fato da diminuição do número de horas dormidas estar associado a aumento do apetite e diminuição da saciedade.

 

 

C A R L O S  S C H E R R  S E R V .  C A R D I O L  Ó G I C O S  L T D A .                 

Rua Visconde de Pirajá, 595 — 1204 — Ipanema — Rio de Janeiro — CEP 22410-003

Site

www.scherr.med.br

E-mail

carlos.scherr@all.com.br
Telefone Consultório

(21) 2294-1544

Celular | Urgências

(21) 8145-8005

Skype

carlos.scherr.serv.cardiologicos

 

Caso deseje RETIRAR seu e-mail desta lista, favor enviar e-mail para:

carlos.scherr@all.com.br no campo ASSUNTO escreva: RETIRAR E-MAIL DO NEWSLETTER


Copyright (C) 2008 *| Carlos Scherr Serv. Cardiológicos LTDA |* Todos os Direitos reservados.