Ano V -  número 06 -  junho/2013

 

 

 

 

 

> Em recente congresso europeu alertou-se novamente para o crescente número de infartos em mulheres jovens no mundo inteiro e para o fato de que o curso da doença nestas é mais grave. Deve-se ter atenção para que o mecanismo de desencadeamento do infarto nestas pode ter origens um pouco diferentes que no homem.

 

 

     

                             

 

 

 

 

 

 

Comer bem

 

Curry de Galinha

(Bianca Haegler)

 

Ingredientes:

 

2 peitos de galinha com ossos

Sal e pimenta (a gosto)

3 cebolas picadas

6 talos de aipo picados

2 ou 3 maçãs picadas

¼ de xícara de pó de curry

½ colher de chá de molho inglês

2 xícara de creme de leite light

 

 

Modo de Preparo:

 

Retire os ossos dos peitos de galinha e cozinhe em 2 litros de água com sal,salsinha, cebolinha, aipo, folha de louro e tablete de caldo de galinha.

Depois de cozido ponha este caldo para esfriar e retire a gordura. Misture ¼ de xícara de farinha de trigo com ¼ de xícara de pó de curry e pimenta. Vire os peitinhos nesta mistura e frite-os na margarina até dourarem, mas não ficarem pretos. Separe os peitinhos fritos.

Refogue as cebolas, maçãs e aipo picados; junte o caldo de galinha e os peitos; junte também o resto da farinha de trigo e curry.

No fim, junte o creme de leite. Sirva acompanhado com pratinhos de castanha de cajú , clara de ovo cozido picado, côco ralado, banana picada, chutney (conserva de manga).

 

 

 

 

 

 

Previna-se

 

> A partir de estudo que acompanhou 9000 indivíduos, na sua maioria homens, por 8 anos chegou-se a conclusão que aqueles que faziam atividade física regular na meia idade internaram-se com menos frequência por falência do coração e aumento do tamanho deste.

 

> Atenção para os quartos de hotel: se você quer evitar as substancias maléficas da fumaça do cigarro. Não fique em hotéis que aceitem fumantes também. O nível de subprodutos tóxicos encontrados em quartos com ocupação mista é 7 vezes maior do que nos quartos de hotéis completamente livre do tabagismo. A nicotina por exemplo pode estar de 22 a 35 vezes mais presente. Ou seja, procure sempre hotéis smoking free.

 

> Estudo realizado na Universidade da Pensilvânia mostrou que pacientes com pressão arterial discretamente elevada podem normalizar sua pressão com a prática de Hatha Yoga 2 a 3 vezes na semana, podendo evitar o uso de medicamentos.

 

 

Para você saber…

 

> Novo teste genético para câncer de próstata aumenta a sensibilidade em relação a possibilidade de  progressão de um tumor mesmo pequeno para câncer e, portanto identifica aqueles pacientes que necessitam mais atenção e aqueles que poderiam adotar uma posição inicial de só acompanhamento.

 

> O Food and Drug Administration americano acaba de aprovar um dispositivo que permite ao paciente portador de marca passo cardíaco e outros aparelhos implantados como desfibrilador enviar os dados de seus aparelhos eletronicamente para serem avaliados por seus médicos.

 

> Nova discussão acalorada nos Estados Unidos. Alguns cientistas questionam as ultimas recomendações de diminuição do sal na comida (1,5 gramas/dia). Alguns acham que diminuir demais não traz mais benefícios e deve-se de um modo geral diminuir sim o consumo de sal, mas outros alertam para que esta restrição não necessita e não deve ser exagerada.

 

> Mulheres de meia idade que tiveram que retirar o útero não apresentaram aumento de risco de doença cardiovascular, quando comparadas com aquelas que entraram na menopausa naturalmente.

 

> Estudo australiano com mulheres grávidas que tiveram pressão aumentada durante o período gestacional mostrou um significativo aumento do risco de desenvolverem complicações cardiovasculares no futuro, quando comparadas com aquelas que a pressão permaneceu normal.

 

> Uma das mais importantes revistas de cardiologia americana acaba de publicar artigo apontando para que pacientes que sofrem um infarto ou desenvolvem falência do coração nas regiões com menos cardiologistas tem um leve maior risco de morrer entre 30 dias e 1 ano, comparados com aqueles com o mesmo quadro, porem atendidos  em regiões com maior presença destes especialistas.

 

 

 

C A R L O S  S C H E R R  S E R V .  C A R D I O L  Ó G I C O S  L T D A .                 

Rua Visconde de Pirajá, 595 — 1204 — Ipanema — Rio de Janeiro — CEP 22410-003

Site

www.scherr.med.br

E-mail

carlos.scherr@all.com.br
Telefone Consultório

(21) 2294-1544

Celular | Urgências

(21) 8145-8005

Skype

carlos.scherr.serv.cardiologicos

 

Caso deseje RETIRAR seu e-mail desta lista, favor enviar e-mail para:

carlos.scherr@all.com.br no campo ASSUNTO escreva: RETIRAR E-MAIL DO NEWSLETTER


Copyright (C) 2008 *| Carlos Scherr Serv. Cardiológicos LTDA |* Todos os Direitos reservados.